4.6.09

Um futuro com passado

Por Joaquim Letria

É DOS LIVROS que quem controla o passado controla o futuro. Por isso, nós somos cada vez mais um País sem memória e Dmitri Medvedev, o presidente russo, teve o cuidado de impedir as diferentes tentativas de reescrever a História da Rússia e da União Soviética, transformando-a em propaganda anti-russa.

Um decreto de Medvedev cria uma comissão destinada a investigar e contra-atacar versões de eventos históricos que causem dano ao prestígio internacional da Rússia.

O Wall Street Journal não só considera que essas tentativas têm existido, mas também que ultimamente são mais agressivas e provocatórias, como, por exemplo, negarem a importância decisiva da União Soviética na vitória aliada da II Guerra Mundial.

Enquanto o Kremlin defende que se aprenda o papel de Estaline na derrota do nazismo, as repúblicas que foram soviéticas e que agora colaboram com a União Europeia sob o título genérico de “Parceria de Leste”, recordam os massacres, fomes e deportações do estalinismo. Veremos qual destes passados tem mais futuro…

«24 Horas» de 4 de Junho de 2009

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Manolo Heredia said...

Cá no Ocidente também é um crime lesa-pátria por em causa, por exemplo, o genocídio dos judeus na 2º guerra. A História contada pelos vencidos é sempre muito diferente da contada pelos vencedores. A Verdade está na meia-distância.

4 de junho de 2009 às 20:38  

Enviar um comentário

<< Home