16.7.09

Festas à santa errada

Por C. Barroco Esperança

A PARÓQUIA DA AREOSA, que se avista do alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo, sofre com a notícia que o padre João Cardoso Oliveira tem a incumbência de comunicar aos fiéis e, num acto inédito, com a urgente necessidade de sacrificar a santidade por amor à verdade.
A arreliante troca de uma preposição, pela contracção da mesma com o artigo definido, pode pôr em causa a devoção, o entusiasmo e a felicidade de quem atribuía à santa as vindimas fartas e a qualidade do vinho.

A santa devia ser a Senhora de Vinha mas, vá lá saber-se porquê, obra do demo, quem sabe, por equívoco no nome acabou venerada uma santa que não era a autóctone – uma Senhora da Vinha – a quem os devotos passaram a confiar a vinicultura quando a santa da paróquia, a verdadeira, tinha por vocação a pecuária.
Os paroquianos reforçavam com ave-marias a eficácia dos herbicidas e procuravam a sinergia da fé para erradicar ervilhacas, malvas, saramagos, urtigas, gramas, escalrachos e outras dicotiledóneas e gramíneas que retiram força à cepa e comprometem a vindima. A vera santa da Areosa tinha competência veterinária e especialização «ovínea», donde derivou o nome de vinha, que em latim se refere a ovelhas e originou o adjectivo ovino do português actual e, por lapso, rezaram a uma santa errada, padroeira da vinha, que, afinal, protege a pastorícia. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas: