11.7.09

Passatempo Calimero - RESTRITO



Este passatempo foi concebido para poder vir a ter duas fases:

A primeira, que decorre até às 11h59m de amanhã, domingo, destina-se exclusivamente aos leitores que nunca tenham ganho nada nos passatempos que aqui têm sido propostos. (Pede-se, pois, a todos os outros que se abstenham de participar).

A segunda, a partir das 12h00m, será aberta a todos os leitores - mas só se a resposta certa não tiver surgido entretanto. (Como se compreende, esta 2ª fase pode até nem ter lugar).
.
O desafio (a que corresponde, como prémio, um exemplar do livro cuja capa aqui se mostra) consiste em ser o primeiro a responder correctamente à questão que se coloca no fim deste post. Então lá vai:

Como se pode ler [aqui], António Chora foi notícia pelo facto de ter comparecido no jantar de despedida de Manuel Pinho (a quem brindou), embora seja da Comissão Política do Bloco de Esquerda. A justificação foi a habitual em casos semelhantes: «Fui como membro da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa; como membro da comissão política do BE não teria ido». Ou seja: a mesma pessoa pode fazer algo ou o seu oposto, e sentir-se 'confortável' em ambas as circunstâncias.

Pergunta-se: qual o título da obra de Ítalo Calvino que vem logo à cabeça em casos semelhantes?

Actualização (12 Jul 09/10h10m): o passatempo terminou. Ver comentários 1 e 2.

3 Comments:

Blogger AM said...

"O visconde partido ao meio"

12 de julho de 2009 às 00:16  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Antes de mais, diga-se que a resposta está certa, pelo que "AM" tem 24h para escrever para sorumbatico@iol.pt indicando morada para envio do prémio.

NOTA: o título original é «Il Visconte Dimezzato». Em algumas edições, aparece traduzido como «O Visconde Cortado ao Meio» [ver aqui]; noutras, aparece como «O Visconde Partido ao Meio».

Sugere-se, já agora, a leitura [deste] post, onde o mesmo livro foi abordado.

12 de julho de 2009 às 10:10  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Tendo em conta que o senhor em causa é dirigente de um "partido", esta palavra fica melhor do que "cortado"...

12 de julho de 2009 às 10:21  

Enviar um comentário

<< Home