15.9.09

Não me parece bonito...

AS PESSOAS não têm só direito ao bom nome. Têm, também, direito ao seu nome: que não brinquem com ele, que não o deturpem e que não o omitam deliberadamente. Não é por acaso que, em certos ambientes repressivos, as pessoas passam a ser referidas por um número ou por uma alcunha: a omissão do nome faz parte da estratégia de minimização do 'outro'.

É por isso que não é bonito quando pessoas menos imaginativas - passe o eufemismo... - procuram desvalorizar os adversários por essa via: foi o que fez A. J. Jardim com o célebre Senhor Silva, e até João Soares com um Senhor Lopes (referindo-se a Santana Lopes). O mesmo João Soares apareceu, agora, a referir-se a Manuela Ferreira Leite (e mais do que uma vez) como a outra senhora.

Percebe-se que tenha querido fazer uma associação de ideias com 'os tempos da outra senhora'. Mas alguém lhe devia explicar que não lhe fica bem, que o humor não é o seu forte, e que
Freud tinha toda a razão razão quando dizia que «Quando Pedro diz mal de Paulo, fico a saber mais acerca de Pedro do que de Paulo».

4 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Aquando das últimas autárquicas, em que João Soares defrontou Seara, ouvi uma longa entrevista na rádio em que aquele omitia, sistematicamente, o nome deste.

Chegou a referir-se-lhe como «Aquele senhor que até à data tem sido Presidente da Câmara de Sintra».

Há, nesse género de atitudes (especialmente no caso de AJJ com o Sr. Silva) uma tentativa de se pôr "em bicos de pés" que - afinal - acaba por minimizar quem o faz, de tal modo é patente o esforço despendido...

15 de setembro de 2009 às 15:38  
Blogger Manuel Brás said...

O pensamento elitista
minimizando adversários,
é de essência donatista
e de princípios falsários.

Uma piada sem graça
e sem qualquer sentido,
é tal a vileza que grassa
no psitacismo incontido.

15 de setembro de 2009 às 16:06  
Blogger Conceição said...

devo dizer q ficou mal a JS dizer isso de MFL_ os tempos mudam_ e se olharmos o passado os retornados n votam PS, pq será?

15 de setembro de 2009 às 16:31  
Blogger R. da Cunha said...

Feio, muito feio, em qualquer circunstância, salvo na cavaqueira entre amigos ou em...blogues!

15 de setembro de 2009 às 17:54  

Enviar um comentário

<< Home