21.10.09

Obesos e esfomeados

Por Joaquim Letria

DEVEM TER DADO PELOS FESTEJOS do Dia Mundial da Alimentação na passada sexta-feira, 16 de Outubro. Se a situação não fosse tão trágica, estes festejos dariam vontade de rir. A crise alimentar de 2007 e 2008 foi agravada pela actual crise económica e financeira, o que se está a traduzir numa trágica situação de fome no mundo, que este ano alcançou o número histórico de mais de mil milhões de seres humanos a viverem em situação de fome crónica.

Por outro lado, os programas de ajuda alimentar e a ajuda social diminuiram drasticamente, reduzindo significativamente o acesso aos alimentos dos grupos em situação mais desprotegida. A fome passou a ser a mercadoria dos novos negreiros e de algumas ONG. É um longo processo originado por múltiplas causas, desde o acesso à terra e à água, passando pelas catástrofes naturais e pelos fenómenos climáticos, até alcançar outras não menos importantes como o comércio, a energia, a corrupção, o consumo e a invalidez social.

Depois duma década de fracasso continuado nas políticas supostamente contra a fome, seria necessária uma resposta mais séria e eficaz ao problema, desde logo com o reconhecimento de que a alimentação é um direito humano que deveria ser universal e inviolável. Mas nada nos estimula a acreditar nisso. Na passada sexta-feira, dia mundial da alimentação, a preocupação de políticos, médicos e jornalistas foi a existência no mundo de mil e cem milhões de obesos…
«24 horas» de 21 de Outubro de 2009

Etiquetas: