19.10.09

Uma só universidade

Por Joaquim Letria

PORTUGAL TEM UMA ÚNICA universidade entre as melhores 400 do mundo. É a Universidade de Coimbra, a terceira do universo lusófono, depois das universidades de São Paulo e de Campinas, no Brasil. A Universidade de Coimbra conseguiu ainda subir de 387.º para o 366.º lugar.

Nesta classificação, reconhecida em todo o mundo, a Universidade de Coimbra fica em sexto lugar entre as universidades da península ibérica. Mais nenhuma outra universidade portuguesa mereceu ser escolhida pela sua excelência e pela qualidade do seu ensino.

Professores de Coimbra congratulam-se com este resultado e atribuem o desaparecimento das outras universidades portuguesas “aos cortes do Estado nas finanças do ensino superior”, o que alguns professores estrangeiros não aceitam como razão essencial para a perda de qualidade das universidades portuguesas. Alguns deles proferem mesmo grandes elogios à qualidade da gestão do ministro Mariano Gago.

Henrique Madeira, vice-reitor da Universidade de Coimbra, diz que Coimbra tem conseguido contrariar essa tendência, ainda que não explique como. Universidades britânicas e americanas ocupam os primeiros lugares deste “ranking” e vá lá, mesmo no fundo da tabela sempre temos Coimbra para amostra e satisfação dos doutores e engenheiros.

«24 horas» de 19 de Outubro de 2009

Etiquetas: