9.12.09

Espiões

Por João Paulo Guerra

O poder em Portugal está acometido de uma psicose delirante de tipo persecutório: em todo o lado vê conspiração, perseguição, traição, espionagem. Trata-se de uma modalidade de transtorno delirante crónico que qualquer psiquiatra do SNS poderá diagnosticar.
HÁ QUATRO MESES, interrogava-se o jornal Público: “Está o Palácio de Belém sob escuta ou sob vigilância?” E para quem quisesse esclarecer-se sobre tão bizarra como improvável situação, o Público acrescentava que “fontes da Casa Civil” alimentavam a dúvida. Sabemos o que sucedeu depois: a Presidência desautorizou a “fonte” mas recentemente promoveu-a na hierarquia de Belém.
(...)
A “espionagem” ficou na agenda política e agora o PS / Governo vem denunciar que a Mata Hari deste enredo é Manuela Ferreira Leite. O que é seguramente uma absoluta surpresa para os portugueses que poderiam pensar o pior sobre a líder do PSD menos que a senhora trabalha de espia, como a Maria Albertina da Guerra de 1908 do Solnado. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Pessoalmente aprecio bastante os livros do John Le Carré apesar de ser mais adepto do policial clássico duma Agatha Christie ou dum Rex Stout mas de facto está de volta o espias tu, espio eu mas o problema é que somos nós cidadão comuns o mexilhão da história.

10 de dezembro de 2009 às 12:05  

Enviar um comentário

<< Home