5.1.10

Abraço no tempo

DANTES, a opinião vivia em gabinetes; ou nem havia, oficialmente, opinião.
Vivemos uma geração, talvez duas, talvez mais, de afogo de consciência, penumbra no discurso, medo de dizer.
Com o 25 de Abril, as pessoas não ficaram especialmente mais iluminadas, nem os homens mais cultos, mas a liberdade de fazer circular o grito anunciou-se. E sobretudo o direito de perguntar, pôr questões, avançar propostas e ideias. Pela nova força de uma opinião que, nas ruas, ganhava multidões e na escrita desatou amarras e inundava informação.

Hoje, criaram-se estes espaços pessoais ou de pequenos colectivos entre gente que se entende e chamaram-lhes blogs, como poderiam ter sido zips ou ate corredores de pensamento, estradas de intimidade, revelações confessionais, ruas de opinião pública, cartas à gente que passa, ou como disse Abelaira, escrever na água.
Graças ao Maestro Medina, e fruto do seu tempo e dedicação total, este Sorumbático faz hoje 5 anos.
Foi mais lido e comentado muitas vezes que as próprias grandes publicações diárias. Fez polémica e foi lider. Outras vezes, sorumbático, escondeu-se com timidez e reserva; sem nunca abdicar da liberdade, nem de ser solidário, brincalhão, cultural, opinioso, formativo, boa-gente.
Sou o mais desregrado cronista do globo, anarquista convicto, homem de impulsos e paixões, longos e atentos periodos de fecunda e prolixa produção, seguidos de longos e retirados tempos de lubrica e saborosa preguiça mental.
Mas ninguém hoje me calaria o impulso de dar os parabéns ao grande e esforçado chefe, na pessoa do Medina Ribeiro, pela sua perseverança e pelo seu exemplo da constância, organização e regra, cujas nunca teria. E, já agora, parabéns também a todos nós, pelas horas que perdemos, ou ganhámos, a reflectir e escrevinhar sobre as coisas da vida e do mundo.

Um abraço a todos os companheiros de escrita. Um dia destes tornamos a almoçar, está visto. E, já que agora é este, pelo percebido evoluir das coisas, um dos modos por excelência de fazer circular a liberdade, que todos contem connosco; amargos, criticos ou jocosos, no melhor de nós, por mais trinta dias de cada vez, até ao sonho impossível de infinito.
-
PB - 5 Jan 2010

Etiquetas:

6 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Como se lê em rodapé, este texto é da autoria de P.B.

5 de janeiro de 2010 às 18:44  
Blogger Ribas said...

Parabéns ao Sorumbático!

5 de janeiro de 2010 às 19:58  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

O Carlos Barroco Esperança, grande animador do 'Ponte Europa' e um infalível contribuidor do 'Sorumbático' escreveu, no seu blogue, estas simpáticas palavras:

----
Com 19 contribuidores, sob a permanente e imprescindível dedicação do seu fundador e administrador, Carlos Medina Ribeiro, o SORUMBÁTICO tornou-se uma referência na blogosfera e repositório de magníficos posts que o honram e distinguem.

No 5.º aniversário, que hoje comemora, quero testemunhar a honra de ser um dos seus contribuidores, com um post às quintas-feiras, e ter o privilégio da companhia de alguns dos maiores vultos intelectuais e prestigiados prosadores do nosso tempo.

O Sorumbático, no seu pluralismo e no vigor da intervenção é um blogue que presta um serviço público, honrado nas ideias e na gramática, fecundo na produção literária e na opinião crítica.

Por intermédio do seu administrador, Carlos Medina Ribeiro, apresento a todos os contribuidores o testemunho da minha consideração, companheirismo e admiração.

Longa vida ao SORUMBÁTICO.
--

http://ponteeuropa.blogspot.com/2010/01/sorumbatico-5-aniversario.html

5 de janeiro de 2010 às 20:03  
Blogger Mg said...

Se o Zeca cá andasse, era bem capaz de dizer: Venham mais cinco!

Como não está, pelo menos fisicamente, faço-me seu interlocutor.

Parabéns!
Mais cinco, pois então...

5 de janeiro de 2010 às 20:13  
Blogger CNS said...

5 anos a manter um espaço de excelência. Parabéns.

5 de janeiro de 2010 às 22:11  
Blogger Pedro M. Ribeiro said...

Muitos parabéns! Continuar, sff.

6 de janeiro de 2010 às 09:57  

Enviar um comentário

<< Home