22.2.10

1967 - Alguém se recorda?

NUMA NOITE de finais de Novembro de 1967, uma tromba de água, que assolou Lisboa e os seus arredores, provocou um número indeterminado de mortos. Sabe-se apenas que foram largas centenas, tendo a Censura feito os possíveis e os impossíveis para impedir a sua divulgação. E percebia-se porque o fazia: é que às causas naturais haviam-se somado as humanas: a construção das casas (frágil, caótica e em leitos de cheia), os esgotos (mal dimensionados, entupidos ou mesmo inexistentes), as ribeiras bloqueadas (com vegetação, detritos e lixo) - tudo isso junto com a miséria e a ausência de planos de emergência eficazes só podia ter dado o que deu.

Houve ainda uma outra variável que enfureceu o regime: as Associações de Estudantes mobilizaram-se rapidamente, e milhares de jovens acorreram às zonas atingidas - muitos deles (oriundos da burguesia urbana) tomando, pela primeira vez e de forma traumática, contacto com a realidade portuguesa.
Integrado nesse movimento, estive em Queijas e em Alhandra, e fiquei com a impressão de que, especialmente na primeira, muitas das vítimas devem ter morrido sem perceberem o que lhes estava a acontecer: uma enxurrada de lama, vinda de noite e inesperadamente, havia entrado pelas casas adentro (atingindo os tectos),
soterrando tudo e todos.

7 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

NOTA: Não abundam as fotografias dessa catástrofe - pelo menos as que tenham boa qualidade. As que aqui se publicam foram encontradas em blogues.

22 de fevereiro de 2010 às 13:42  
Blogger Ramiro said...

"Os esteiros" de José Soeiro Pereira Gomes" ilustram de forma muito realista o que foi a cheia grande.
Li o livro com 13 anos, na altura leitura obrigatória nos programas curriculares do ensino secundário.
Fiquei, na altura, chocado com a vida dos homens que nunca foram meninos.
Lamentavelmente o autor foi "riscado" do elenco de escritores lidos nas escolas públicas.
Há pessoas que mesmo mortas continuam a incomodar.

22 de fevereiro de 2010 às 15:47  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Lembro-me bem:

Mesmo uma semana depois (tendo as águas descido), o que se via era semelhante ao que estas fotos mostram: um mar de lama, a perder de vista.

Só se podia andar (mesmo dentro das casas) com botas de borracha, e de cano alto.

22 de fevereiro de 2010 às 16:11  
Blogger Fernando Évora said...

A "Geração de sessenta", série documental de Diana Andringa tem um episódio excelente sobre essas cheias. Mas duvido que a RTP, mesmo no seu espaço memória, a reponha.

22 de fevereiro de 2010 às 16:20  
Blogger um homem na aldeia said...

Apenas uma pequena correcção: as trombas de agua são fenómenos que ocorrem no mar, e por estranho que possa parecer, são movimentos ascendentes.
Em 1967 este tipo de detalhes era tratado com maior rigor, digo eu que nesse ano nasci, por estranho que pareça. O rigor, não eu.

25 de fevereiro de 2010 às 19:40  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

OK, obrigado.

(A expressão "tromba de água" foi aqui usada no sentido popular de "carga de água de grande quantidade e curta duração")

25 de fevereiro de 2010 às 20:32  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

O número real de mortos (e respectivos nomes) nunca foi apurado ao certo pois, por volta dos 700, a Censura, furiosa, deu instruções para os jornais:

«A partir de agora, não há mais mortos!»

28 de fevereiro de 2010 às 12:26  

Enviar um comentário

<< Home