31.3.10

O fisco e o fiasco

Por Helena Matos

«A partir da próxima semana a Direcção-geral de Contribuições e Impostos adopta um novo sistema de notificação electrónica dos contribuintes. A novidade será uma consequência da assinatura, esta manhã, de um acordo com os Correios de Portugal, no qual a DGCI formaliza a sua adesão ao serviço ViaCTT. (…) A DGCI junta-se a partir de hoje a um conjunto de 25 entidades aderentes que alimentam o ViaCTT, actualmente com 132 mil utilizadores.»
Em 2006, quando o Governo achava que a crise era coisa de bota-abaixistas retrógrados foi lançado o ViaCTT, cujo custou 2,5 milhões de euros e supostamente daria uma caixa de correio electrónico a cada português. Os portugueses continuaram a usar o gmail, o hotmail, o sapo… e o ViaCTT continuou às moscas. Em 2010 tem 132 mil utilizadores! Agora as Finanças vão dar uma ajuda na dissimulação do fiasco do dito ViaCTT. Estamos quase a entrar numa nova fase da nossa relação com o Estado: no passado éramos obrigados a pagar os serviços que o Estado inventava. Agora vamos passar a ser obrigados a usá-los para que não se perceba o fiasco.
In Blasfémias

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3 Comments:

Blogger Mg said...

Não sejemos mauzinhos! :)

Se existe e não tem utilidade é porque existe e não tem utilidade.

Se lhe damos utilidade, é porque foi decidido dar-lhe alguma utilidade.

Ok! Eu falo assim porque já tenho ViaCTT há algum tempo! E (parece que), finalmente, vou-me ver obrigado a decorar o código de acesso!
A menos que se mantenha a comunicação via email "normal".
Nesse caso, a dita utilidade... já era!

1 de abril de 2010 às 10:13  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

O assunto do ViaCTT já aqui foi discutido algumas vezes.

A ideia generalizada é que "chegou tarde e a más horas" (pois já toda a gente tinha e-mail quando ele surgiu), só sobrevivendo artificialmente.
De contrário, sucedia-lhe o mesmo que ao NetPost, ao PMB e ao Infocid - que não correspondiam, de facto, a uma necessidade real ou foram tão mal concebidos que a população não aderiu.

1 de abril de 2010 às 10:23  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

(...)

Já agora: lembram-se do Megamail (que também surgiu por iniciativa governamental, quando já toda a gente tinha hotmail, etc)?

Ou seja: o que está em causa é a relação custo-benefício.

1 de abril de 2010 às 10:27  

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