25.6.10

Bispos organizam-se

Por Joaquim Letria

OS BISPOS PORTUGUESES reuniram-se em Fátima com o propósito de escolherem formas de trabalho conjunto que possam tornar mais eficaz a pastoral da Igreja em Portugal.
“Juntar sinergias e não andarem tão isolados” é o principal propósito desta reunião que propõe conclusões práticas a definir até Novembro de 2011. Os bispos fazem questão de dotar a Igreja católica em Portugal de algumas linhas de força comuns, uma ideia que existe entre o episcopado português há mais de 30 anos.
Diversas especulações políticas surgiram ao redor desta reunião, mas foram rotundamente desmentidas pelos bispos. A mais controversa era a de que o episcopado iria aprovar um guião para homilias, nas quais se criticaria a decisão do presidente Cavaco Silva de promulgar a lei sobre o casamento de pessoas do mesmo sexo. Nada disso é verdade. Nem o casamento homossexual nem o aborto se discutem nesta reunião do conselho episcopal português.
A ser verdade, e ao que parece, os bispos vão apenas estudar a forma de terem melhores resultados na iniciação cristã e na missão da Igreja na sociedade. Ao fim e ao cabo, o que eles querem é organizar-se.
Acho muito bem! Já passámos o tempo de andarmos todos aos molhos e com fé em Deus…
«24 horas» de 25 Jun 10

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Bartolomeu said...

"A ser verdade, e ao que parece, os bispos vão apenas estudar a forma de terem melhores resultados na iniciação cristã e na missão da Igreja na sociedade."
Será que os bispos vão considerar a hipotese de adaptar uma guilhotina electrónica às sotainas, programada para desferir o golpe de misericordia, sempre que o clérigo se "entusiasmar" na presença de uma criança?!
Seria esta uma boa forma de conseguirem melhor resultados na iniciação cristã... penso eu de que...
Outra forma, talvez fosse a de adoptar formas mais simples e coerentes, adaptadas às necessidades e às realidades actuais, e menos demagógicas de ministrar os ensinamentos religiosos.

25 de junho de 2010 às 08:56  
Blogger GMaciel said...

Podiam começar por serem os primeiros a cumprir os 10 mandamentos.

É com o exemplo que se educa.

:)

25 de junho de 2010 às 12:08  

Enviar um comentário

<< Home