5.6.10

A dieta de D. Augusta

Por João Duque

DONA AUGUSTA foi a Cabo Frio à famosa Rua do Biquíni onde milhares de tanguinhas minúsculas, bem cavadas, deixam antever um inquieto e efervescente imaginário masculino. A seu lado, o sr. Januário, abanava e dizia sim às interpelações de sua esposa: "- Achas que este me fica bem?" "- Sim." "- E este mais cavado?" "- Sim." Nos sins do sr. Januário, o que faltava em biquíni, sobrava em celulite de dona Augusta, que garantia que a sua dieta a levaria a envergar, no Verão do Algarve, qualquer modelo mais ousado que ali comprasse.
O país entrou em dieta. (...)

Aumenta-se o IVA, na taxa dos 5%, por causa da Coca-Cola, esquecendo que é tão obsceno a Coca-Cola na taxa de 5% como na de 6% e que os medicamentos, o pão, ou o leite, não são refrigerantes. Aumenta-se o IRS numa trapalhada que não sei o que vai dar, e reduzem-se algumas despesas. (...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Bartolomeu said...

A Dona Augusta, só tem é que se aguentar à bronca e tentar manter a celulite. Essa matéria adiposa funciona nestes tempos de "vacas magras" como as barras de ouro que Salazar tinha guardadas nos cofres do BP.
Essa cena dos impostos, faz-me uma confusão do caráças... talvez porque moro no alto de um monte, sem água, nem luz, nem telefone, com uma horta, umas galinhas, uns coelhos, umas ovelhas, duas vacas, um cavalo e uma carroça, em suma... não pago impostos de qualquer ordem.

6 de junho de 2010 às 14:26  
Blogger GMaciel said...

"Mas o que me está a assustar de momento" é a incapacidade ingénita deste povo de se revoltar, de dizer basta e de correr à paulada esta gentinha incompetente, mentirosa e corrupta, não só dos cargos que ocupam, mas do país.

"Mas o que me está a assustar de momento", são as sirenes de alarme vindas precisamente daqueles que há uns tempos nos garantiam que as políticas seguiam o rumo certo e que a salvação, depois do banho de água fria, era o investimento público num comboio que começa aonde ninguém vai e termina aonde ninguém quer ir e que nos vai arrastar ainda para mais fundo do lodo em que nos encontramos.

"Mas o que me está a assustar de momento" é a falta de memória de muitos dos que agora opinam em contradição ao que antes apostolavam do alto da sua sabedoria.

Enfim, poderia dizer muito mais sobre o que realmente me assusta, mas penso que para amostra, é mais do que suficiente.

:(

6 de junho de 2010 às 16:20  

Enviar um comentário

<< Home