12.8.10

A democracia agredida

Por Baptista-Bastos

DURANTE alguns anos embalámos a sensação, um pouco vaga, levemente indeterminada, de que a Justiça não só era justa como velava por nós. Os malvados eram punidos e os justos protegidos. A harmonia que este pressuposto comportava justificava a circunstância de nem sequer nos preocuparmos. Desconhecíamos os nomes e os rostos daqueles que vigiavam pela segurança de todos. Pessoas de carácter impoluto que não apenas faziam cumprir as leis como defendiam a grandeza e a decência democráticas. O festim da confiança durou pouco. Tratava-se, afinal, de um sentimento que pertencia aos domínios da fé. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger GMaciel said...

Como nada acontece por acaso, a quem aproveita a situação?

Àqueles que se servem da mesma, a manipulam e dobram conforme os interesses instituídos. A todos os que legislam para determinada clientela - e para si mesmos - a coberto da legitimidade sufragada na bazófia de programas de governo que nada dizem ou explanam exactamente o contrário do que é feito.

Em última análise - sim, eu sei que me repito e que sou uma chata de galocha - serve aqueles a quem nós, inexplicavel e estupidamente, insistimos em eleger.

12 de agosto de 2010 às 14:56  
Blogger Catarina said...

Chata, GMaciel? Never!!!!
Gosto muito de ler os seus comentários coloridos e sempre certeiros!

12 de agosto de 2010 às 16:45  
Blogger Ni said...

E continuam a fazerem-se leis cegas, como a que permite que incontáveis refeições sejam deitadas fora apesar de existirem cada vez mais, tantos portugueses com fome:


Caro concidadão

Trago uma questão social real e concreta:
Todos os dias incontáveis refeições completas são deitadas fora nos refeitórios das empresas ( para não falar em supermercados, restaurantes, etc ); a isso obriga a lei, por razões de saúde pública.
Ao mesmo tempo - e com tendência para piorar -, muitos portugueses têm fome..!
Não deveria ser possível escrever-se numa mesma frase, Lei de Saúde Pública - Desperdício Alimentar - Portugueses com Fome.
Porque confortáveis na nossa abundância, perdemos de vista o mundo real.

A partir daqui podem-se tomar duas atitudes:

1 - "Pois é, é a lei; olha que maçada mas, não se pode fazer nada".
Só que ao fazerem-se leis super rígidas e politicamente correctas, no tampo da secretária, ninguém se lembrou de consequências possíveis como esta.

ou então


2 - Alterar-se/adaptar-se a lei ( feita por homens e para os homens ), de modo a permitir que todo esse alimento em perfeitas condições, seja verificado, acondicionado, transportado e distribuído a quem precisa.
Esta é a única opção decente e civilizada; não nos podemos render à burocracia e à falta de humanidade. Temos de reagir.
Temos de ser mais exigentes connosco próprios enquanto cidadãos e com quem nos representa e governa.

Vantagens na alteração da Lei :

1ª Social - Esta não precisa de grandes floreados nem considerações, pois pode eliminar de alguma forma, com a fome que assola muitos portugueses., dando-lhes alento e esperança num melhor futuro, especialmente nesta fase de descrença.

2ª Económica - Ao aproveitar as incontáveis refeições que sobram todos os dias, as várias associações ( estatais ou não ) poupam muitos recursos financeiros, que poderão ser utilizados para outros fins. Um desses fins, poderá ser empregue no uso de carrinhas preparadas para o transporte dos alimentos e para os técnicos que verificarão a necessária qualidade desses alimentos.


3ª Exemplo Cívico - Será um excelente exemplo cívico, dado aos cidadãos deste País e uma boa publicidade que Portugal passará para o Estrangeiro. Além disso, quem contribuir para o êxito desta operação, sentir-se-á muito recompensado pela acção tomada. E voltará alguma confiança e esperança por parte dos portugueses, em quem os representa e governa.

Posto isto, criei e envio uma Petição Pública chamada Desperdício Alimentar e gostaria que a lessem, caso concordem assinem e a divulguem com toda a vossa alma lusa.
Também coloquei aqui no Facebook um grupo chamado ACABAR com o DESPERDÍCIO ALIMENTAR, ao qual gostaria que aderissem e participassem com ideias, críticas e sugestões.
No fundo, o que todos pretendemos é um Portugal melhor.

Cumprimentos,

António Costa Pereira
cidadão português


A sua petição está alojada em:
http://www.peticaopublica.com/?pi=Cidadao

12 de agosto de 2010 às 20:10  

Enviar um comentário

<< Home