8.10.10

100 anos e um dia

Por Rui Tavares

PARECE que a Iª República cometeu o grande pecado de ser uma balbúrdia, — mas por oposição a quê? Pelos vistos, deve haver quem ache que o resto do mundo era, naquele primeiro quartel do século XX, uma espécie de pacífico jardim.
Não era; desde ocupantes de cargos eleitos a cabeças coroadas, do primeiro-ministro de Espanha ao arquiduque da Áustria, houve homicídios para todos os gostos naquela época. Não excederam, contudo, a morte massificada da gente comum; entre os anos de 1914-1918 — não tinha a nossa República quatro anos — houve simplesmente uma Guerra Mundial, neste continente e nas suas colónias. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger José Batista said...

E se a 1ª República foi uma balbúrdia, já a segunda foi ordenadinha e a 3ª está a ser o que é...
Mas estamos quase todos cada vez mais livres e mais iguais. Só que mais livres para podermos dizer que estamos mal e mais iguais na penúria que vai alastrando para além daquela quinta parte da população que é "estatística" e realisticamente pobre.
É claro que os que têm (bom) vencimento, tacho ou tença, e gozam de saúde, e de meios para a manter, esses podem rejubilar com o regime. E festejá-lo. E comemorá-lo. Que sejam felizes. Mas bem podiam incomodar-se menos com o silêncio ou indiferença dos que não encontram motivos para comemorações...
Já agora que sejamos livres de não comemorar o que sentimos que não vale a pena comemorar. O povo não adere? Muito menos não se entusiasma? Porque será? Tenham paciência. É que comemorações políticas cá no rectângulo, enfim, enfim...

8 de outubro de 2010 às 23:01  

Enviar um comentário

<< Home