2.6.11

E é legal...

A FOTO de cima, tirada do Ponte Europa, mostra as famosas Escadas Monumentais de Coimbra borradas com propaganda partidária. Viemos a saber que é tudo legal (pois não se trata de um monumento nacional), e que quem se arrisca a ir preso é quem as tentar limpar, por atentar contra a liberdade de expressão.
A de baixo (da Lusa) mostra o Marquês de Pombal, em Lisboa, vestido com um quimono. Apesar de - pelo menos até ver... - se tratar de um monumento nacional, parece que essa manifestação de "engraçadismo" também é legal.
Quanto a mim, este género de acções diz tudo sobre quem as promove e permite.

9 Comments:

Blogger Carlos Antunes said...

No segundo caso tratou-se de uma forma de promover, de forma bem visível, a maior aula de Judo do mundo que ia decorrer em Lisboa, precisamente no Dia Mundial do Judo.
Segundo entendi, houve autorização para isso e é (obviamente) apenas temporário.
Pode-se gostar pouco, mas não afecta de forma permanente as pessoas ou o monumento.

Quanto ao primeiro caso, esperemos que chova depressa.
E lá fico mais uma vez a pensar em quem votar...

2 de junho de 2011 às 12:16  
Blogger Carlos Antunes said...

Já agora, sobre o primeiro caso, aquilo é um graffiti, certo?
Pintar ilegalmente propriedade privada - não sendo monumento nacional - não é crime?

2 de junho de 2011 às 12:20  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Aquilo são escadarias públicas, não é propriedade privada.
Ora, como não é privado nem é monumento nacional, pode fazer-se tudo...

NOTA: Não sei quem são os candidatos da CDU por Coimbra. Mas, de certa forma, tenho a agradecer-lhes esta acção, na medida em que me ajudou a ficar informado acerca da sua idoneidade cívica.

2 de junho de 2011 às 13:54  
Blogger GMaciel said...

E com tudo isto, fica cada vez mais difícil decidir o voto.

:(

2 de junho de 2011 às 17:30  
Blogger R. da Cunha said...

Suponho que a CDU é constituída pelo PCP e pelos Verdes, partido que, julgo, nunca foi a votos e não sei se faz prova de vida, como deveria acontecer. Adiante. Os tais Verdes defendem as pinturas das escadas? Pois passem muito bem com a sua verdagem.

2 de junho de 2011 às 19:16  
Blogger Xico said...

Isto está uma vergonha tal, que o voto está mais fácil!
PSD e PS têm-se revezado e até sobreposto no governo nos últimos muitos anos, por vezes com a participação do CDS. Podemos até dizer que eram outros governantes que não os de agora mas já sabemos que não vamos ficar surpreendidos quando descambar ainda mais com quaisquer destes. Por outro lado, enquanto não foram governo, boa oposição não foram com certeza, o que abrange indubitavelmente a CDU e o BE.
Só lutas por migalhas quando as coisas importantes é que precisavam de ser resolvidas (como agora). As contas estavam óptimas e não podiam estar melhor. Com uma excepçaozinha, de vez em quando, em que era preciso PECar. Só instituições empresas públicas a sorverem e cada vez a darem menos. As PPP são ruinosas sem excepção.
O que é que dizemos? Que são todos iguais e que não se confia em nenhum.
Então por que é que o voto está facilitado? Porque podemos escolher aqueles que ainda têm provas para dar, que ainda não tiveram oportunidade de se mostrar.
Abstenção é o que "eles" querem, para assim sobrarem os mais manipuláveis e os partidários. Nulos ou brancos? Ainda alguém lá põe uma cruzinha e depois conta para o partido errado.
Os cinco da AR têm-se portado muito mal. Vai ser PSD+CDS ou isto está tão mal que ainda corremos o risco de ter PS+CDS, logo se vê. Pela primeira vez não voto no PSD. Ainda pensei no CDS.
Não votem como eu, mas eu voto MEP!
Nem que seja só pela palavra esperança.

2 de junho de 2011 às 20:58  
Blogger Bmonteiro said...

Bravo Xico
Força com os pequenos partidos.
Lamentável, que não se tenham coligado.
Os outros, falharam todos.
E parece quererem continuar.

2 de junho de 2011 às 21:52  
Anonymous Anónimo said...

Se o autor da posta e bem assim os que a comentam se dessem ao trabalho de pesquisar no google, ter-se-iam apercebido que ainda há bem poco tempo a JS, organização juvenil a que pertence o líder da contestação ilegal, fez pichagens nas mesmas escadarias e ninguém disse nada, nem em Coimbra nem na blogosfera.Dois pesos e duas medidas, portanto.

3 de junho de 2011 às 17:00  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Caro Capela,

O 'Sorumbático' tem denunciado, sempre que se proporciona a ocasião, cenas como estas, não estando em causa o partido A ou o B, pelo que não se aplica a expressão «2 pesos e 2 medidas».

Os indivíduos que se apropriam do espaço público em seu proveito (com prejuízo para a comunidade) merecem-me ZERO de consideração.

E isso é válido, quer para os amantes do judo (no caso do Marquês de Pombal), quer para os activistas partidários que cagam as escadas monumentais de Coimbra - sejam eles da CDU, do PS ou do raio que os parta a todos.

Por essas e por outras, é que há vários anos que voto em branco, e no domingo lá estarei a fazer o mesmo.

3 de junho de 2011 às 20:35  

Enviar um comentário

<< Home