24.7.11

Luz - Tourém, 1981

Fotografias de António Barreto- APPh

(Clicar na imagem, para a ampliar)
Talvez seja centeio...

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger Santana-C said...

Piramidal

24 de julho de 2011 às 12:36  
Blogger DM said...

O cigarro na boca, se é que é um cigarro, do homem de chapéu, fez-me lembrar o título de um livro de Egito Gonçalves - O FÓSFORO NA PALHA.

24 de julho de 2011 às 13:03  
Blogger José Batista said...

Claro que é centeio.
Nas (nossas) terras altas e pobres é o único (?) cereal que vinga.
O que os homens preparam é a disposição do "pão" na eira para a "malha", com um instrumento chamado "mangual", também chamado "malho", accionado com o "suor do braço", um por cada malhador.
Uma alternativa usada era passear, em círculos, com bois ou vacas, invertendo o sentido, de tempos a tempos, para "ganhão" e animais não ficarem tontos.
Depois separava-se a palha e a "munha" (palha miúda) do grão.
A palha centeia era muito usada para encher enxergas, grandes "sacos" de um tecido riscado a que, depois de cheios, se cosia a boca, para fazer os "colchões" de então.
Dura vida.
Nesta aldeia, ainda não há muitos anos, vi uma casa de banho "sui-generis": uma espécie de varanda saliente, de madeira, no 1º piso, nas traseiras da casa, de onde pendia um tubo de plástico, largo, directamente para o ribeiro...
Assim.

24 de julho de 2011 às 16:57  
Blogger Dego said...

olá
Espero ter resposta de este comentário...so lhe queria comentar acerca dessa fotografia...já vi que esté retirada da apph mas eu gostaría de comentar com vocês me interesse na fotografia
faz uns anos que venho fazendo pesquisa de campo em Tourém e recdentemente publiquei essa fotografia num site que temos e as pessoas de lá me disseram que não era de Tourém essa fogtografia...com o que gostaría de saber com vocês se me poderiam dar mais informações acerca da fotografia e etc...um abraço e obrigado desde já

15 de outubro de 2013 às 23:18  
Blogger António Barreto said...

Prezado Correspondente,
Se a gente de Tourém nega absolutamente esta fotografia, quem sou eu para desmentir? Uma coisa sei, até porque tenho a sequência das fotografias: ou é Tourém ou é Pitões das Júnias, bem ali perto.
Já agora, gostaria de saber se estou a fazer confusão!
AB

16 de outubro de 2013 às 19:49  

Enviar um comentário

<< Home