15.11.11

O Além com valor acrescentado

Por Ferreira Fernandes

O JORNAL El País diz que as autoridades espanholas estão preocupadas com programas televisivos de videntes.
Ao contrário de nós, os espanhóis cuidaram em não cair sob a sobrenatural influência: os seus programas de videntes, cartomantes e afins são proibidos entre as sete da manhã e as 10 da noite. Quer dizer, durante os horários nobres infantis (por vezes com os pais ausentes de casa), as crianças espanholas estão imunes à pressão alta de personagens parecidas com alguns dos livros de Harry Potter. Espanha considerou que uma coisa é ler sobre feiticeiras ficcionadas, outras é telefonar-lhes com taxas de valor acrescentado.
Já por cá as crianças podem ver uma famosa deitadora de cartas a anunciar a uma mãe a morte da filha, num canal generalista e a horas acordadíssimas (é, já aconteceu). É mau? É bom? Depende, tem a desvantagem do provável susto mas os nossos miúdos ganham uma lição de política de verdade: se uma taróloga é reputada por adivinhar o futuro, ela, mesmo que seja horrível, revela esse futuro. Afinal, também um médico anuncia um carcinoma se for caso disso (dirão os programadores televisivos, que têm resposta para tudo).
Voltando ao artigo do El País, fico a saber que os espanhóis surpreenderam-se por haver videntes em canais ilegais, sem licença para transmitir. Se me dão licença, essas são as videntes sérias. Quem comunica com o Além, prescinde dos canais normais.
«DN» de 15 Nov 11

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger O Corta Relvas said...

Muito bem Medina, muito bem.

15 de novembro de 2011 às 18:16  

Enviar um comentário

<< Home