16.11.11

Pois é, pois é...

Por Ferreira Fernandes

NOTICIÁRIO. François Mitterrand, recém-eleito, visita a maior feira aeronáutica e de armamento do mundo, o Salon du Bourget. Ele chega com uma repugnância fisgada: a França não pode continuar a alimentar guerras. Nessa noite, as televisões vão anunciar que o novo presidente quer moralizar a venda de armamento. Comprova-se com as imagens: descola um caça Mirage 2000, mas - anuncia-se - sem armamento, sem bombas e sem rockets.
Continuação de noticiário. Em Maio de 1995, quando Mitterrand se retira, há dois recordes a assinalar: é o Presidente francês com mais tempo no Palácio do Eliseu e a França é o país que mais armas vende ao Terceiro Mundo.
Continuação de noticiário, com mudança de cenário: Portugal, antes de 5 de Junho de 2011. O CDS critica as relações económicas de Portugal com a Venezuela de Hugo Chávez. O PSD critica o Governo português por ser caixeiro-viajante dos computadores Magalhães.
Continuação de noticiário, depois do 5 de Junho. O ministro Paulo Portas vai negociar com Chávez. O primeiro-ministro, Passos Coelho, vende Magalhães ao México...
Para analisar estes noticiários (de tempos e países diferentes e de partidos de esquerda e de direita chegando ao poder), pedi o depoimento do velho Samuel Samahonga, pastor de cabras quioco, no Leste de Angola. Ele disse-me: "Os águia voa 'arto' mas tem de baixar pra comer."
Não liguem à gramática, fiquem com a inteligência.
«DN» de 16 Nov 11

Etiquetas: ,