17.11.11

Toca o Hino

Por João Paulo Guerra

NA NOITE de terça-feira liguei o televisor e estava o povo a cantar A Portuguesa.

Ainda pensei que era uma resposta patriótica aos Ultimatos da ‘Troika' ou, pelo menos, que se celebrava o começo do fim do crise, nos termos da previsão do ministro da Economia e dos versos de Henrique Lopes de Mendonça: "Brade a Europa à terra inteira: Portugal não pereceu". Mas não, nada disso. Era apenas um jogo de futebol através do qual Portugal, esmagando implacavelmente os bósnios, se qualificara para a fase final do Europeu de 2012.

Bem precisados de alegrias andam os portugueses, massacrados no dia-a-dia e para o futuro por uma austeridade sem fim, que apenas promete recessão e portanto mais austeridade. De maneira que a vitória no chamado ‘play off', ao cair do pano do apuramento do Euro 2012, veio mesmo a calhar. Afirmou alguma superioridade de um País que os ricos andam a empurrar para fora do euro, um País que não tem títulos firmados apenas no insucesso e abandono escolar, mas também no próprio futebol: Portugal é o 8.º do ‘ranking' da FIFA, enquanto a Bósnia se fica para lá da vigésima posição na tabela. Depois, qualquer vitória, mas mais ainda com goleada, reforça a auto-estima nacional, tão abalada com a cotação do mercado português na categoria de lixo e do País na classe dos PIGS, acrónimo pejorativo para designar os países da segunda divisão do euro: Portugal, Itália, Grécia e ‘Spain'. A tribo, liderada em campo por seus galos de crista, vingou uma sucessão de vexames.

Ainda este mês Portugal vai ter outra alegria com a praticamente certa, e justa, elevação do Fado a Património da Humanidade. Fica apenas a faltar um milagre de Fátima, para que Portugal possa enfrentar com sucesso e alegria "as injúrias da sorte".

«DE» de 17 Nov 11

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger Contumaz said...

Vamos todos rezar para que esse novo milagre de Fátima aconteça, se possível acompanhado pelo quarto segredo, para lhe assegurar que perdure mais tempo.

17 de novembro de 2011 às 14:13  
Blogger Gallagher said...

Pois, também ouvi o hino.
Não haverá por lá quem ensine aquela gente que se "sente a voz... que há-de levar-te à vitória" e não "hão-de levar-te à vitória", mesmo sendo a voz "dos teus egrégios avós"?

17 de novembro de 2011 às 14:33  

Enviar um comentário

<< Home