16.1.12

Parece que AAA é o Luxemburgo (pois...)

Por Ferreira Fernandes

QUANDO o Egito ocupou o canal do Suez (1956), para-quedistas ingleses e franceses intervieram. A União Soviética ameaçou apoiar Nasser, o líder egípcio. O presidente Eisenhower, o general das forças americanas ao lado da Inglaterra e da França na II Guerra Mundial, puxou o tapete aos seus antigos aliados e obrigou-os a sair do Suez com o rabo entre as pernas.
O que sucedera? O trivial na política internacional: cada um por si. Na região, o adversário para os Estados Unidos não eram os soviéticos, eram os antigos imperialistas europeus que os americanos precisavam de afastar para ocupar o lugar deles. E o Próximo Oriente, designação europeia para a região, passou a chamar-se nos noticiários Médio Oriente, fórmula americana - mudança de nome que ilustrava os factos (o que tem Beirute de próximo para Washington?). O trivial na política internacional.
A ação das agências de rating é da mesma lógica: a União Europeia está a ser sabotada. Ponto.
Claro que há razões financeiras para descer de AAA para BBB este ou aquele, até porque em finanças há sempre argumentos para mostrar que um I é um T que se esqueceu do telhado. Parece que a França está em estado de choque pelo seu A perdido. A direita (no governo) está espantada; a esquerda (na oposição) diz que saberia fazer melhor.
Nós que já vimos o filme ao contrário (ontem) e ao contrário do contrário (hoje) deveríamos saber: ou a Europa reage ou sai do mundo como já saiu do Suez.
«DN» de 16 Jan 12

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Táxi Pluvioso said...

Isto é como as avaliações dos nossos funcionários públicos. Todos tinham muito bom, e chorou-se que não pode ser, vamos criar quotas e tal. As agências de rating davam As a todos, o Lehman faliu, e agora já não As para todos. Os países passaram a levar a nota que merecem. Mas então a Europa deslocalizou toda a sua indústria para a Malásia, Indonésia, China etc. e esperava que isso não tivesse consequências económicas?

18 de janeiro de 2012 às 09:36  

Enviar um comentário

<< Home