3.3.12

Convidá-los a vir cá abaixo

Por Ferreira Fernandes

COM DIPLOMAS a mais, demasiado bela e chic, Nathalie Kosciusko-Morizet é dos raros políticos franceses com direito a sigla, NKM. Ela foi a ministra de Sarkozy (e se ele as teve, muitas e famosas...) que acabou o mandato com maior sucesso, a ponto de ter sido escolhida para porta-voz da recandidatura nas presidenciais que decorrem em França. No nome, ela leva a origem polaca, Kosciusko, o que é um peso no país de Maria Curie.
Ora, por estes dias, NKM quase deu cabo do seu recente métier de porta-voz. Num debate na rádio, um ouvinte perguntou à que foi ministra dos Transportes: "Quanto custa o bilhete do Metro?" Ela respondeu: "Quatro euros e picos..." Custa 1,7 euros.
A casca de banana do ouvinte é um clássico francês. Há muitos anos vi Valéry Giscard d'Estaing espalhar-se com o mesmo. Giscard era ministro das Finanças de Pompidou e chamavam-lhe 'tête d'oeuf', cabeça de ovo, não só pela forma peculiar, testa alta e em forma de lâmpada, mas também por ser um sábio que debitava números sem precisar de olhar as notas. Um dia, estava ele a ser entrevistado para a TV e dando um show de PIB e política monetária, quando o locutor cortou: "Sr. ministro, o bilhete de Metro é de...?" Ele embatucou como o nosso Guterres com o "façam as contas."
Giscard chegaria a Presidente, o bilhete de Metro não foi erro de morte para a sua carreira. Mas sabe bem pensar que um político tem de conhecer coisas comezinhas e plebeias.
«DN» de 3 Mar 12

Etiquetas: ,