O que eles fizeram pelas Ciências da Terra (22)
Friedrich Mohs
(1773 - 1839)
Por A. M. Galopim de Carvalho
UM DOS POUCOS temas da Mineralogia que persiste na memória dos portugueses, que abordaram esta disciplina na escola, é a escala de dureza conhecida pelo nome do seu autor, o mineralogista alemão, Friedrich Mohs, que estudou Química,Matemática na Universidade de Halle e, depois, na Academia de Minas de Freiberga.
Em 1812 mudou-se para Graz, na Áustria, a fim de ensinar Mineralogia na Universidade de Tecnologia e organizar a colecção de minerais do então recém-criado Museu do Arquiduque Johann. No cumprimento desta tarefa experimentou classificar os minerais, não pelas suas naturezas químicas mas, sim, pelas suas características físicas, e foi nesta via que acabou por desenvolver a
sua escala de dureza.
Em 1818, regressou à Alemanha para assegurar a cátedra da mesma disciplina na Academia de Minas de Freiberga e, uma década depois, voltou à Áustria para leccionar em Viena, ao serviço do Gabinete Imperial.
De entre a obra escrita de Friedrich Mohs, destaca-se o seu “Grund Riss der Mineralogie” (Tratado de Mineralogia), editado em 1822.
Etiquetas: GC
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home