26.5.12

Futebol rasteirinho

Por Ferreira Fernandes
DE REPENTE, parece que toda a gente desatou a falar como aqueles rapazes de boné com pala ao contrário ou, pior, o Presidente Cavaco a fazer uma declaração sobre o Estatuto dos Açores. Linguagem cifrada, onde o piscar de olho faz de gramática. 
Tudo começou com Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, a dizer: "Um ladrão não deixa de ser ladrão por ir ao Papa." É certo que em 1944 a Rádio Londres também se pôs a não dizer coisa com coisa ("Os longos soluços/ dos violinos/ do outono..."), e quem devia entender entendeu que o desembarque aliado estava para breve. E sempre era poesia de Verlaine. 
O que mais me chateia na frase de Vieira não é tanto o código cerrado, mas não ter ousado um remate de canção de encarnado pino: "Um ladrão não deixa de ser ladrão por ir ao Papa, ai Deus e u é." Em resposta, julgo (mas vá lá saber-se), o FC Porto também endoidou e disse em comunicado: "Burros são os que só tiram a cabeça da toca de vez em quando." Se a imagem fosse com uma raposa, ela vinha albardada. Aliás, os portistas aproveitaram o patrão fora da loja, Pinto da Costa está no Brasil, para, mais do que responder, publicarem um tratado de charadismo: "Burros são os que confundem risco com linha" (a solução será Magritte?) e "burros são os que julgam que Coca-Cola só tem quatro letras" (esta é óbvia: é um sms do SIED). 
Este ano, o defeso abriu com jogos florais, cujo mote é: com código mas sem ética.
«DN» de 26 Mai 12

Etiquetas: ,