31.8.12

Chega de desaparecimentos

Por Ferreira Fernandes
HÁ TRÊS dias, escrevi sobre isso, noticiou-se que "desapareceram 134 mil filhos em Portugal" (nas declarações de imposto). Ontem, António Borges disse que "a bancarrota desapareceu"... 
Acho que é errado que o país cuja notícia com mais eco internacional nos últimos dez anos foi sobre a Maddy, insista em notícias de desaparecimentos. É certo que acabar com 134 mil fraudes ao fisco e com a corrida às nossas contas nos bancos é boa notícia. Errado é empregar uma palavra que sugere um milagre. "Desaparecer" é ter uma moeda na mão, fazer uns sinais cabalísticos e, tlim!, já não ter. Ou, para quem não frequenta circos entender, ouvir António Borges (é só uma coincidência, insistir nele) com uma proposta para a RTP e, tlim!, afinal já não ser proposta. 
Do que menos precisamos é de varinhas mágicas. Precisamos de melhoria, tendência positiva, avanços. Era bom - pelo menos, até à prova provada de que vamos em frente - que abolíssemos saltos, ruturas e desaparecimentos. Apagar o passado, mesmo mau, é errado porque não aprendemos com ele. E, na verdade, não apagámos coisa nenhuma, servimo-nos dele para propaganda presente. Por exemplo, a notícia dos "134 mil filhos desaparecidos", se pode valer alguma poupança ao fisco, valerá muito mais se for prosseguida com notícias sobre como as fraudes eram feitas, por quem e o que se está fazendo (os gerúndios são ótimos, são anti-rutura, anti-desaparecimentos) para mudar. 
«DN» de 31 Ago 12

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger José Batista said...

Desculpe, desculpe, caro Ferreira Fernandes, este assomo de maldade: Eu, se pudesse, fazia desaparecer o Relvas e mais uns quantos. Não matando-os, claro, nem sequer tocando-lhes, só usando tlim ou qualquer coisa assim. Com todos os gerúndios.
Fazia sim senhor. Ai isso fazia.

31 de agosto de 2012 às 15:51  
Blogger ali khan said...

eu sou muito bom ver o seu blog e acho que é muito útil e muito informativo, eu estou indo para compartilhar isso no meu fb com meus amigos, esperança que você vai mantê-lo,
http://www.result.pk/bcom-result.html

16 de janeiro de 2013 às 09:03  

Enviar um comentário

<< Home