27.8.12

Decerto fizeram contas...

QUANDO, recentemente, o Pingo Doce anunciou que ia deixar de aceitar 'pagamentos com cartões' para valores inferiores a 20€ (prevendo poupar, com isso, uns quantos milhões em comissões), decerto teve em conta as reacções dos clientes.
Ontem e anteontem, no estabelecimento ao pé de minha casa, julgo que já tive uma amostra do que o (e nos) espera: muita gente não se apercebeu de que a "ameaça" era apenas para entrar em vigor em Setembro... e muniu-se de 'dinheiro vivo'. Em consequência, não só várias caixas ATM das redondezas ficaram sem dinheiro ("Fora de serviço" era o eufemismo utilizado), como se geraram bichas como nunca vi nesse supermercado.
.
Mas tudo bem, cada um lá sabe de si. Por mim, só posso dizer que ontem 'cheguei, vi e saí' - e fui fazer as compras ao Modelo do Lourel, que me ficava em caminho e ganhou um cliente.

6 Comments:

Blogger Ritinha said...

Quem não olhe a despesas, fará como diz. Pelo contrário há quem ache que a incomodidade de contar o dinheiro em vez de digitar um pin compensa a diferença de preços.

27 de agosto de 2012 às 19:18  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

As minhas compras no Pingo Doce não são feitas por causa do preço, mas sim porque é o mais próximo de casa.
Até há algum tempo, havia um ACS mais perto (na TV. Henrique Cardoso), onde eu preferia ir.
Além de ser mais perto (80 metros em vez de 150), as bichas eram infinitamente menores (raramente mais do que 1 ou 2 pessoas!)e os preços eram semelhantes.
Nessa altura, eu só ia ao PD quando necessitava de algum produto que o outro não tinha.

27 de agosto de 2012 às 19:53  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

(Cont.)

Referi o Modelo de Lourel só porque passo lá à porta 2 ou 3 vezes por semana e passarei a entrar lá com muito mais frequência. É simpático (em ambiente e em pessoal) e os preços são semelhantes aos dos outros.

A concretizar-se, a não aceitação de pagamentos electrónicos (por muita razão que assista ao PD) é um retrocesso civilizacional a que me oporei na medida do possível. E uma boa forma de o fazer, para começar, é ir lá com menos frequência - só quando tiver mesmo de ser.

27 de agosto de 2012 às 21:32  
Blogger Ritinha said...

Confirma, portanto, o que eu disse.

27 de agosto de 2012 às 23:01  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Sim, nem toda a gente tem a possibilidade de escolher.
Infelizmente, na zona onde moro há pouca escolha (para além de 3 supermercados do mesmo PD).

Mas quando há vários supermercados relativamente perto uns dos outros (e a praticar preços e qualidade semelhantes), essa escolha não é um luxo, é uma opção fácil e natural.

28 de agosto de 2012 às 09:31  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

(Cont.)

Apesar de morar numa zona populosa, os supermercados que tenho mais perto de casa são:

Pingo Doce na R. Conde de Sabugosa (a uns 150m);
Pingo Doce na Av. EUA (a uns 600m);
Pingo Doce na Av. de Paris(a uns 900m);
Mini-Preço na Av. Sacadura Cabral (a uns 200 m);
Modelo, em Entrecampos (a uns 700m)

Na realidade, pela sua pequena dimensão (e reduzida variedade de produtos), o Mini-Preço não devia estar nesta lista, pois é de 'outro campeonato', mais próximo do 'pequeno comércio'.

28 de agosto de 2012 às 13:58  

Enviar um comentário

<< Home