21.8.12

O Futuro dos Nossos Netos

Por Maria Filomena Mónica
EM 2001, publiquei um artigo intitulado «Os nossos filhos virão a ser mais ricos do que nós?», onde respondia afirmativamente à pergunta. Nascidos em 1963 e 1964, os meus tinham entrado para a instrução primária ao som do Imagine de John Lennon, viajado pela Europa no InterRail e conseguido um emprego após a conclusão dos estudos. Além disso, iriam herdar a casa que, no final de sucessivos adiamentos, tinha comprado com um empréstimo bancário. Mas o meu raciocínio continha uma falácia, comum aos herdeiros do Iluminismo: a de que o Progresso seguiria em linha recta até à glória final.
Seja como for, é dos netos que hoje pretendo falar. Sei, e eles sabem, que os espera uma vida dura, incerta e arriscada. A abundância do após-guerra sofreu uma tal martelada que a Rita, a Joana e o Miguel não podem encarar o futuro com a alegria com que o fiz ao celebrar os meus 18 anos. Como se não bastassem as elevadas taxas de desemprego juvenil, irão ter de pagar as pensões de um número crescente de velhos.
Há dias, foi divulgada uma estatística, que informava ter o número de jovens interessados em ir estudar para o estrangeiro aumentado, quando comparado com o ano passado, em 140%. Não precisava de ler isto para me inteirar do que se passa: bastou-me falar com a neta primogénita para me aperceber que elas e as suas amigas querem deixar Portugal o mais rapidamente possível. Para todos, filhos de ricos ou de pobres, o futuro é negro.
Os adultos com mais de cinquenta anos devem reflectir sobre a sua responsabilidade relativamente às gerações que não só terão de pagar a dívida pública que contraímos, como terão de competir, num mundo globalizado, com jovens oriundos de países onde o sistema público de educação é melhor do que o nosso.
Ia a meio deste artigo quando recordei que, em 1929, John Maynard Keynes tinha escrito um ensaio intitulado Economic Possibilities for our Grandchildren. Em pleno crash, o conhecido economista afirmara que, em 2.029, ou seja, num tempo muito próximo do nosso, o mundo seria infinitamente melhor. Previa que os cidadãos do século XXI apenas trabalhariam 3 horas por dia, o necessário para satisfazer as suas necessidades básicas, podendo ocupar os tempos livres a pintar, a ler e tocar música. Os seus netos teriam a possibilidade de se comportar como os lírios do campo, os quais, segundo a Bíblia, não trabalhavam nem fiavam, mas cresciam. Já Marx, em A Ideologia Alemã, sonhara com um esquema parecido. Ambos estavam, como sabemos, enganados.
Os meus netos têm diante de si não a perspectiva do ócio aristocrático, mas o pesadelo do desemprego. O erro de Keynes tem origem no facto de ter pensado que o mundo era sinónimo da Europa e, talvez mais importante, de ter acreditado que a Humanidade aspirava a levar o estilo de vida da clique elitista a que pertencia, o chamado Bloomsbury Group. Tomara eu que o mundo que espera os meus netos fosse o que Keynes delineou. Desgraçadamente, não é esse o caso.
«Expresso» de 18 Ago 12

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger José Batista said...

Tomara que Maria Filomena Mónica estivesse enganada, muito mais agora do que no artigo de há onze anos.
Mas não está. É a convicção dela e de todos os portugueses, suponho.
E se estivesse?
Mas não está. Não está. Sente-se. A catraca do destino parece implacável.
Já os adultos de meio século de idade alargaram-se um bocadinho nas comodidades e não souberam (não soubemos) ser exigentes consigo (connosco) próprios e com os governantes que elegeram (elegemos). Também não souberam construir uma escola digna do nome e ensinar os jovens para o difícil, uma vez que a aprendizagem do fácil e do agradável não carece de grande esforço, treino e dispêndio... Dispêndio a que não nos poupámos.
Agora, estes adultos, dentro de 20-25 anos serão velhos e, ou estarão em "lares", a que entregarão a sua reforma, ou estarão com descendentes mais jovens a quem entregarão, a bem ou a mal..., a sua reforma. Isto para os que tiverem reforma. E quando a incapacidade e/ou a doença forem grandes ou excessivamente dispendiosas, felizes serão os que a morte libertar rapidamente...
Dos que nem reforma vão ter, desses nem vale a pena falar...
De qualquer forma, o preço parece demasiadamente alto para todos esses velhos. Mesmo para os que não possam pagar. Ou especialmente para esses...
Os sociólogos têm agora uma boa oportunidade para demonstrar algum préstimo real das suas "ciências"...
Mas, mesmo que isso fosse possível, o que lhes ligariam os políticos?

21 de agosto de 2012 às 16:55  
Anonymous Anónimo said...

Sempre que lhe falarem de Keynes, procure um video de Milton Friedman. Terá uma visão muito diferente da economia. Além disso, o velhote é muito simpático e tem uma excelente dicção.
Ainda acerca de Keines, mesmo que não ouça nenhum video de Friedman nem leia nada dele, tenha a certeza de que ele não conseguiria resolver a Grande Crise do Capitalismo (1929) sem a Segunda Guerra Mundial ou, se preferir, sem as economias envolvidas nos esquemas em que hoje muitas andam metidas.

24 de agosto de 2012 às 17:49  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

(Resposta de MFM a este comentário):

«Gosto de pessoas com pontos de vista controversos. Embora não tenha jeito para lidar com computadores, vou tentar ver os vídeos e os you tubes de Milton Friedman. Há muito que deveria ter lido um dos seus livros. Obrigada pela sugestão, Maria Filomena»

24 de agosto de 2012 às 21:55  
Blogger M. said...

Mas, mesmo sendo o mundo sinónimo da Europa, a Europa está mais pobre, há um futuro que se assemelha a um regresso ao passado.
Abraço,
Madalena

27 de agosto de 2012 às 12:57  

Enviar um comentário

<< Home