4.11.12

Antes pelo contrário

Por Helena Matos
DNA antiga líder do PSD e ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite disse hoje, em Coimbra, que a resolução de problemas complexos ou a afronta a corporações “não é muito possível, na prática”, de ser feita em democracia.  O desafio do nosso tempo é precisamente esse: sermos capazes de o fazer em democracia. Caso contrário por mais que aparentemente o problema complexo seja resolvido cria-se outro bem maior: o do regime.  Por outro lado esta frase parte do princípio que quem governa fora da democracia está ou pode estar acima das corporações. Não só isso não é necessariamente verdade, antes pelo contrário, como esse é o caldo de cultura ideal para o medrar das corporações. O que nós temos é falta de democracia – veja-se o dramático caso da construção europeia - e não o contrário.

Etiquetas: ,

3 Comments:

Blogger José Batista said...

Partilho estas ideias.
De resto, raramente consigo concordar com Manuela Ferreira Leite. Se não é na substância é, pelo menos, na forma, que às vezes me deixa com os cabêlos em pé.
O meu amigo Domingos Dias menoriza tudo o que a senhora diz, desde os tempos em que telefonou para a sede nacional do PSD, quando era ela a líder, a augurar-lhes maus resultados. O argumento que usou foi drástico: "Onde julgam que vão, com uma líder que, onde põe os olhos, deixa tudo pardo?"
E os resultados confirmara-lhe as previsões.
Que não eram difíceis, aliás...

4 de novembro de 2012 às 18:15  
Blogger José Batista said...

O comentário que acabei de escrever não é de se lhe tirar o chapéu. Não é.
Mas, pelo menos, é preciso tirá-lo de cima dos "cabelos", onde há muito deixou de fazer falta...

4 de novembro de 2012 às 18:18  
Blogger José Batista said...

Raios, e lá na penúltima linha do mesmo comentário não é "confirmara-lhe" mas sim "confirmaram-lhe".
Não leio mais, para não descobrir mais asneiras.
E também não escrevo mais hoje, para ver se não as acrescento.

4 de novembro de 2012 às 18:23  

Enviar um comentário

<< Home