2.11.12

Preocupações de um homem preocupado


Por João Paulo Guerra
EM JANEIRO de 2010, três semanas depois de ter feito constar aos portugueses que estava muito preocupado com o desemprego em geral, e com o desemprego dos jovens em particular, o chefe de Estado promulgou as alterações que agravaram o regime de atribuição do subsídio de desemprego. Foi a antecipação da cavalgada contra o emprego: começava então a ser mais fácil e barato para os patrões despedir e mais em conta para o Estado suportar o desemprego. Aritmética de mercearia, que não tem em conta que os desempregados significam menos receitas para o Estado.
Noutros tempos, Belém falava com o primeiro-ministro ou mandava mensagens aos governos. Agora, Belém dá conta das suas preocupações aos portugueses, diretamente ou com indiretas ao Governo através do Facebook. Com a regularidade suficiente para que os portugueses saibam que o chefe de Estado está preocupado, muito preocupado ou apreensivo.
E preocupado com quê?
Com a falta de "gente", o desemprego, a situação de natalidade e fecundidade, os offshore, o alheamento dos jovens e a venda de ilusões na politica, os efeitos da austeridade, a criminalidade violenta, a subida da gasolina, as negociações internacionais sobre alterações climáticas, o interior desertificado, as novas formas de pobreza, o combate à pobreza, “preocupado e triste” com a situação do país, que a crise atinja as crianças, com o processo “Face Oculta”, os “interesses dos portugueses”, a “impaciência" dos cidadãos, o “desprestígio da classe política”, a sua própria situação de pensionista, o caráter explosivo que pode revestir a situação social em tempos que podem ser “insuportáveis”, os tempos eventualmente “insuportáveis”, a coesão social, a carência alimentar de alguns portugueses, os filhos de casais desempregados, o nível das exigências da Troika à banca, a política de contratações no futebol português, o elevado défice comercial no sector alimentar, os sacrifícios que sejam “em vão”, um eventual adiamento de decisões sobre a crise europeia, as alterações introduzidas no regime do estado de sítio e do estado de emergência, “muito preocupado” com a coesão social e as consequências sociais da crise, com o facto de haver cada vez mais portugueses a morrer do que a nascer, o desemprego dos enfermeiros, a imagem do País, o crescimento da extrema-direita na UE, o facto de cada vez mais portugueses pretenderem emigrar, a situação de Espanha, a crise na banca espanhola, a situação financeira do País, etc., etc., etc.
São preocupações justas. Injusto, ou no mínimo ingrato, é que os portugueses deem tantas preocupações a quem tanto se preocupa com eles.
Acontece que apesar de tão assoberbado com tantas preocupações, o chefe de Estado não usa os seus poderes para acabar com tanta preocupação.
A esta hora o chefe de Estado já estará preocupado com a próxima preocupação.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger José Batista said...

Na aldeia onde nasci dizem do senhor presidente da república que é uma "abécula".
Aquela palavra não faz parte do meu léxico e não sei o que significa, mas não é coisa boa.

2 de novembro de 2012 às 17:56  

Enviar um comentário

<< Home