13.11.12

«Dito & Feito»

Por José António Lima
LUÍS Filipe Menezes tem o condão de criar clivagens partidárias e lançar a discórdia política por onde passa. Agora, a sua anunciada candidatura em 2013 à Câmara do Porto já conseguiu abrir três frentes de ruptura.
No PSD, tem as estruturas base, como é habitual, do seu lado: a concelhia do PSD/Porto e, depois, a distrital já aprovaram por unanimidade o seu nome. E tem contra si, de forma pública e notória, algumas das principais individualidades sociais-democratas do Porto, como o actual presidente do município, Rui Rio, ou o eurodeputado Paulo Rangel.
A nível da coligação PSD-CDS, a sua candidatura já mereceu o repúdio frontal do CDS-Porto, que compara a sua gestão em Gaia, alicerçada numa dívida gigantesca, à política «que conduziu o país à situação em que nos encontramos», isto é, à iminência da bancarrota. Razão pela qual o CDS-Porto, que tem apoiado os mandatos de Rui Rio, considera que a eleição de Menezes «resultaria num claro retrocesso para a cidade». As direcções do PSD e do CDS decidiram mesmo, há dias, deixar a Câmara do Porto de fora do acordo de coligações autárquicas celebrado entre ambos.
A candidatura de Menezes divide, finalmente, as opiniões quanto à sua legalidade, por este já ter atingido em Gaia o limite de três mandatos consecutivos. Paulo Rangel, por exemplo, não tem dúvidas: «Fui eu que redigi esta lei. O espírito da lei é o de não permitir candidaturas para outras autarquias». Já o secretário de Estado da Administração Local pensa o contrário: «Não se pode impedir um autarca de se candidatar a outra autarquia. É isso que está no espírito da lei». Será? Ou não será?
Ou seja, a candidatura de Menezes ao Porto, que parecia de início imbatível, começa a enfrentar demasiados escolhos e múltiplas dissidências pelo caminho. Se a isso juntarmos a conjuntura altamente penalizadora para o PSD em que se irão realizar as autárquicas (como se viu há pouco pelo exemplo das eleições nos Açores), então a vida de Menezes pode complicar-se a sério. Mesmo tendo pela frente um candidato de terceira linha como o que o PS resolveu apresentar no Porto. 
«SOL» de 9 Nov 12

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger José Batista said...

Esperemos que leve uma tareia de criar bicho.
Eleitoral claro.
O Porto não tem por lá ninguém que valha mais, em todos os aspetos?
Diabo, falem com o Pinto da Costa.
Enquanto é tempo.

13 de novembro de 2012 às 19:57  

Enviar um comentário

<< Home