18.11.12

Um ladrão passa e leva a toalha...

Por Ferreira Fernandes
ESTA semana, por cá, revisitou-se Gabriela e viu-se Glória, bela morena, avisar a criada para pôr o sinal porque o coronel Coriolano, que pagava a renda, anunciara que vinha. A criada pôs a habitual toalha à janela, mas o professor Josué não a viu - um ladrão, passando por ali, roubara o aviso. Desprevenido, Josué entrou na casa da amante e deu com a pistola de Coriolano... 
Esta semana também, o The York Times falou do mesmo - a quase impossibilidade de esconder uma traição - e nas suas páginas encimadas por "Tecnologia" escreveu este título: "Como manter os seus e-mails secretos se até o patrão da CIA não consegue?" 
O infeliz protagonista era o general David Petraeus, e o seu caso à luz dos dias de hoje, quando os sinais para encobrir já não são ingénuos como uma toalha à janela. São tecnológicos mas, é a tese do jornal, igualmente ineficazes. O The York Times lembra uma série de truques para manter a ilusão do segredo. Mandar e-mails encriptados, usar serviços como o 10 Minute Mail, que apaga as mensagens, ou o Tor, que mascara o IP, o endereço do computador. Tentativas vãs: "Meta na cabeça, tente esconder o que quiser, mas é sempre possível alguém descobrir", previne um especialista, ouvido pelo jornal. Que concluiu: "Há sempre um acaso que o arruína..." 
O The York Times podia ter-se poupado a investigação, bastava-lhe ter visto o episódio de Gabriela: há sempre um dia em que um ladrão passa e leva a toalha. 
«DN» de 18 Nov 12

Etiquetas: ,