2.2.13

Escrevendo sobre um ninho de cucos

Por Ferreira Fernandes 
OS JORNAIS cansam-me, já não sabem o que é uma notícia. Ontem, li um título: "Barbies humanas dizem que são extraterrestres." E o texto: "As amigas Valeria Lukyanova e Olga Oleynik, duas ucranianas cuja fisionomia se assemelha à famosa boneca da Mattel, acreditam ser oriundas de outro mundo localizado na constelação de Plêiades"... Antigamente ninguém ia entrevistar a mulher barbuda. Fotografavam-na. Ou, no máximo, tentava-se saber se o marido não afastava o bigode, dela, antes de beijar. Hoje, reproduz-se qualquer opinião irrelevante logo que vinda de famoso. Valeria e Olga são notícia porque esculpiram a cara em forma de boneca de vinil, ponto final. São para ignorar as suas declarações sobre a origem estelar. 
Aponto este pecadilho freak porque, a continuar assim, um dia os jornalistas vão a uma conferência de imprensa sobre os 249 milhões de lucro de um banco e vêm de lá com afirmações cósmicas do banqueiro. Suponhamos que a este lhe dê para dizer: "Se você andar aí na rua e infelizmente encontramos pessoas que são sem-abrigo, isso não lhe pode acontecer a si ou a mim porquê?" 
Caro jovem jornalista, isto não é notícia. Tu sabes que as ucranianas Barbies não vieram de Plêiades, nem nenhum banqueiro português irá alguma vez para sem-abrigo. Logo, não ligues. Se te interessares por Ciência, faz uma reportagem sobre o traumatismo que 249 milhões de lucro podem causar na moleirinha de um ser humano. 
«DN» de 2 Fev 13

Etiquetas: ,