12.12.15

A HISTÓRIA DA TERRA ESCRITA NAS ROCHAS SEDIMENTARES


Por A. Galopim de Carvalho
A história da Terra lê-se nas rochas e, em grande parte, nas rochas sedimentares.
Para além das suas múltiplas aplicações na sociedade(na construção civil, nas várias indústrias, na escultura), as rochas podem ser entendidas como documentos que os geólogos aprendem e ensinam (sempre que for caso disso) a ler. E as letras que trazem escritas são, em especial, os fósseis que muitas delas encerram, como é o caso das rochas sedimentares, e os minerais que, em todas participam como constituintes essenciais. (...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger José Batista said...

E dá gosto que as lições da História da Terra escritas nas rochas sedimentares nos sejam traduzidas por Mestres de verbo e poder de elucidação tão elevados: fica tudo claro e lógico, parecendo muito mais fácil do que realmente é. Até os títulos têm uma pertinência e uma graça verdadeiramente apelativas. Estou a lembrar-me de outro, do Professor Galopim, em que chama às rochas sedimentares "Filhas da Terra e do Sol", epígrafe que é uma maravilha.
Entre nós, portugueses, houve também geólogos muito importantes a trabalharem sobre sedimentologia, caso do já velhinho, e agora bastante debilitado, Professor Gaspar de Carvalho. E como ele outros, como é o caso do autor do texto.

12 de dezembro de 2015 às 19:13  

Enviar um comentário

<< Home