Os 12 Anos do "Sorumbático"
Durante mais de 3 anos (e 159 sábados ininterruptos) mantive, no semanário Expresso, uma pequena coluna, intitulada Carta Branca, em que comentava, com boa-disposição, a actualidade nacional e internacional em cerca de 1000 caracteres. Sempre tive total liberdade de temas e textos, e nunca ninguém mexeu, sequer, uma vírgula!
Ora sucedeu que, quando a coluna terminou (em 31 de Dezembro de 2004), eu tinha já escrito os 3 textos seguintes que, assim, ficaram sem destino.
Decidi, então, criar este blogue para os afixar, e a minha má-disposição ditou o respectivo nome: sorumbático, pois claro!
Logo de seguida, convidei o saudoso Carlos Pinto Coelho (que aqui afixava as suas crónicas de A Capital e as suas famosas fotos, às quais passou a associar passatempos com magníficos prémios — sempre livros que ele oferecia) e o Joaquim Letria, que contribuía com as suas saborosas crónicas (e, mais tarde com as suas Histórias Para Ler e Deitar Fora, que ainda guardo, em papel e em PDF).
Seguiu-se pouco depois o Nuno Crato (quase sempre com os seus textos de divulgação científica e curiosidades matemáticas), e foi assim, com esses quatro, que o Sorumbático se manteve durante algum tempo.
Depois, e a pouco e pouco, foram-se juntando muitos outros (umas três dezenas, entre efectivos e convidados), e o blogue é hoje aquilo que se pode ver.
Já foi mais participado e animado, sim, mas mantém-se um espaço de liberdade, cultura e troca de ideias — e, enquanto puder ser assim, cá estaremos!
Etiquetas: CMR
7 Comments:
CMR:
O menos que posso fazer é agradecer-lhe a dedicação a este espaço cuja animação depende da vontade dos colaboradores.
Tem feito a sua parte.
Parabéns.
Muitos Parabéns ao Carlos Medina Ribeiro e ao Sorumbático
Sou leitor do Sorumbático, comentando esporadicamente, desde a 1ªhora.Por tal, quero deixar aqui os meus PARABÉNS pelo 12º ano e por toda a dedicação que isso implica. Agradecer também a todos os colaboradores, concordando ou não com as suas teses, que muito me têm ensinado. E aproveito para dar um pouquinho de força a Carlos Medina Ribeiro, para que continue a dar-nos este bom bocado todos os dias. Saudações amigas.
Há já anos que sou visitante diário de O Sorumbático, nem sempre comentador.
Parabéns ao CMR pela manutenção deste blogue.
rdacunha
Associo-me nas felicitações e agradecimento a Carlos Medina Ribeiro e a todos autores do "sorumbático", assim como manifesto o meu apreço a todas as pessoas de bem que enriquecem o "blogue" com os seus comentários.
Abraço.
JB
Que saudades tenho da Carta Branca semanal na secção de cartas ao diretor! Hoje, o Expresso já não é o arauto da liberdade, que foi antes do 25 de Abri, nem um espaço de pluralismo que o jornalista Pinto Balsemão exigia ao patrão do mesmo nome.
OBRIGADO a todos!
Um abraço!
Enviar um comentário
<< Home