23.9.17

C A R T A Z E S

Por Joaquim Letria
Já devem ter reparado na proliferação de cartazes com senhoras e senhores que debruam as nossas ruas, estrada e avenidas. É um rosário de sorrisos com umas frases inocentes que nos dizem “fazer diferente, fazer melhor”, “pensar mais, ver mais longe”, “coragem para mudar” e outras coisas do género que não nos dão nenhuma ideia nem despertam qualquer sentimento. Alguns destes cartazes nem nos dizem nada. Limitam-se a dar-nos retratos daquelas senhoras e senhores de rasgados sorrisos.
Por causa destes cartazes, coloridos e bem dispostos, pensava eu que Portugal estava a atravessar um período económico ainda melhor do que aquele de que o Governo nos anuncia, cheio de investimento e a disparar um desenvolvimento que há décadas não se fazia sentir, com chineses, angolanos, franceses e brasileiros a disputarem entre si o privilégio de poderem investir em Portugal e até, quem sabe, ganhar um “Visto Gold”.
Esta percepção errada explica-se facilmente. É que estes cartazes com os sorrisos e as frases doces e inocentes são iguais aos do “Century 21”, “Royal Smile”, ”Era” e “Remax”, as grandes imobiliárias do retalho que vendem andares, vivendas, lotes, quintinhas, armazéns, hostels, montes no campo e casas na praia. Uma senhora e um senhor por cartaz, cada um com um sorriso para todos nós, a boa disposição e a simpatia por metro quadrado.
A verdade é que a grande maioria destes cartazes, que proliferam sem mensagem ou com frases inocentes, é para pura propaganda política, da esquerda à direita, e servem para marcar as melhores posições no terreno para os futuros “outdoors” com que os políticos vão ensarilhar-nos ainda mais a paciência assim que disparar a campanha para as eleições autárquicas. Quem me revelou isto foi o Dr. Isaltino de Morais, num grande cartaz à entrada de Queluz de Baixo no qual ele nos promete que ”Oeiras vai ter os melhores alunos”. Então percebi tudo.
Já uma tarde destas me tinha parecido ver a D. Assunção Cristas na Praça de Espanha a sorrir para mim e até tinha pensado nos coitados dos ex-lideres e actuais dirigentes do CDS, com o Dr. Paulo Portas a vender renda de bilros em Juarez e noutras violentas cidades do México e a D. Assunção Cristas a sujeitar-se a vender T3 e T4 ali a Sete Rios. Agora estou ciente! É a campanha que se avizinha. Ainda bem! Cheguei a temer pelo futuro dos nossos queridos políticos.

 É, portanto, altura de marcar umas férias. Se não puder ser para calores longínquos, que seja para o outro lado da fronteira. Em Águas Caldas já os nossos irmãos galegos nos abrigam com carinho e o galaico-duriense nos protege e afasta do barulho e pantominices que vêm aí.
.

Publicado no Minho Digital

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger José Batista said...

Para estas "farandolas" não falta dinheiro... nem protagonistas.

24 de setembro de 2017 às 22:58  
Blogger Ilha da lua said...

Tem razão o JB Mas,o que mais incomoda são as promessas falaciosas

24 de setembro de 2017 às 23:34  

Enviar um comentário

<< Home