5.10.17

Requiem por Pedro Passos Coelho

Por C. Barroco Esperança

O PS e o PSD alternaram a posição de maior partido português desde que se realizaram as primeiras eleições democráticas desta segunda República, e há 32 anos que nenhum deles perdia as eleições autárquicas quando era oposição.

No último domingo, o PSD não se limitou a alterar a regra, foi humilhado de forma que os mais pessimistas, ou otimistas, segundo o quadrante, não se atreviam a prever. E não se pode queixar já de Durão Barroso cuja leveza ética e a cumplicidade na invasão do Iraque são nódoas afrontosas para qualquer partido.

A hecatombe foi mérito de Passos Coelho, apoiado por Cavaco Silva, medíocre PR que quis, ao arrepio da Constituição, conservá-lo no Governo contra a vontade expressa da Assembleia da República. Aliás, o apoio que lhe levou à Universidade de Verão do PSD só podia acrescentar ao desprestígio do próprio o do apoiante.

Antes de ter sido despedido pelos eleitores, através dos resultados autárquicos, já o PSD preparava a substituição. Até os mais fiéis cúmplices se afastaram, limitando-se agora a lançar o boato de que ganhou um lugar na História e é uma grande figura de Estado, no elogio fúnebre de quem os acasos da História e a conivência do ex- PR, elevaram a PM.

Rui Rio, depois de ter apoiado Rui Moreira para a Câmara do Porto, para liquidar Luís Filipe Meneses, no que prestou um bom serviço ao País, e de ter erradicado a influência do PSD no município, como se viu nas últimas eleições, parte do Porto com a ingratidão de Rui Moreira, pusilânime no discurso de vitória, à espera do perdão do PSD e a tentar liderá-lo.

Depois de Passos Coelho seria sempre bom. Aliás, qualquer militante eleito será melhor e fica na situação de Marcelo, excelente PR, que seria sempre bom, depois de suceder a Cavaco Silva. Dificilmente o país suportaria de novo, em simultâneo, tão mau PR e um PM tão impreparado.

É evidente que Rui Rio, cujas qualidades se desconhecem, para além das de autarca, não conseguirá liderar o partido, estando fora da Assembleia da República, se este Governo se mantiver até ao fim do mandato. São mais os anticorpos que o aguardam do que os apoios com que conta, apesar de já ser capa da última Visão. O país começa a estar farto de quem a comunicação social lhe impõe. A imprensa de direita foi incapaz de evitar a derrocada dos seus, apesar dos esforços.

Entretanto, na Rua de S. Caetano à Lapa afiam-se facas e é cedo para imaginar quem é o novo D. Sebastião saído desta direita que progressivamente se radicalizou, sem projeto, sem rumo e sem credibilidade.

Ponte EuropaSorumbático

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger opjj said...

Aconselho-o a ir ao médico, parece-me que tem falta de memória e isso é sintoma de doença grave.
Quem come à manjedoura trata do que é seu.Mais, Costa pode fazer como já fez muita merd...que tudo lhe será perdoado.

5 de outubro de 2017 às 15:49  
Blogger SLGS said...

Meu caro CBE, quando se trata de Passos Coelho e de Cavaco Silva, da sua pena sai sempre mais do mesmo: ódio e frustração (sua).

5 de outubro de 2017 às 19:24  
Blogger Ilha da lua said...

Espero,que na Rua de S.Caetano à Lapa,em vez de se afiarem facas,se iluminem as mentes ,e,que,a bem da democracia,o PSD se reencontre nos valores sociais democratas

5 de outubro de 2017 às 23:58  
Blogger Carlos Esperança said...

OPJJ e SLGS:

Deve-se à iliteracia de Cavaco e Passos Coelho a supressão dos dois feriados identitários da Pátria que não merecem: o 5 de Outubro e o 1.º de Dezembro.

O que eles fizeram ao PSD não é da minha conta. O que fizeram ao País é um dever cívico recriminar.

Quanto ao azedume de OPJJ diverte-me. Desconhecendo a sua competência para me diagnosticar a necessidade de ir ao médico temo que me envie para alguma consulta que frequente.

Obrigado a todos por serem meus leitores. E Viva o 5 de Outubro e o 1.º de Dezembro.

6 de outubro de 2017 às 00:32  

Enviar um comentário

<< Home