O PAPÃO DA MATEMÁTICA
Por A. M. Galopim de Carvalho
Matemática é raciocínio puro, aristotélico, límpido, e o cérebro humano do
século XXI, com milhões de anos de apuramento, excluídos os casos de
deficiências clinicamente reconhecidas, tem plenas capacidades para se envolver
com ela, com as suas regras e os seus símbolos.
Isto para dizer, preto no branco, que o insucesso de um aluno em matemática
(como em outra qualquer disciplina), partindo do princípio não estar diminuído
nas suas faculdades cerebrais ou perturbado por problemas comportamentais, só
pode ser da responsabilidade do sistema educativo e/ou de quem lhe ministra o
ensino.
“— A matemática é como uma escada
que se sobe, degrau a degrau, desde o primeiro até ao mais alto que se puder”. -
Disse-me o meu professor, do segundo 7º ano do Liceu (o actual 11º), que tive
de repetir, após reprovação no exame final do ano lectivo anterior.
A geologia, ramo do conhecimento no qual desenvolvi toda a minha actividade
docente e de investigação, percorre muitos dos seus caminhos de mãos dadas com
diversos domínios da matemática (trigonometria, cálculo diferencial, integral,
vectorial e tensorial, mecânica, probabilidades, erros e estatística, entre os
mais utilizados). Áreas de investigação como cristalografia, tectónica, geofísica,
petrologia, geoquímica e sedimentologia não prescindem de uma ou outra destas
ferramentas. Estou, pois à vontade para afirmar que, entre nós, povo, na grande
maioria, inculto nesta e em muitas outras coisas do saber científico,
generalizou-se uma injustificável vénia pela matemática, vénia que atesta este
mesmo lamentável padrão nacional
Nem sempre gostei de
matemática. Aprendi a tabuada com a minha mãe que, enquanto costurava, me mandava
recitá-la desde o dois vezes dois, quatro, ao nove vezes nove, oitenta e um,
numa cantilena de que a minha geração se lembra com saudade. Na escola
primária, vá que não vá, a aritmética e a geometria prenderam a minha atenção e
até gostei de fazer aqueles problemas complicados, na 4ª classe (4.º ano),
de um tanque com 6,50 m de comprimento por 3, 20 m de largura e 1,75 m
de fundo, recebe água de uma torneira, à razão de 7,5 litros por minuto. Quanto
tempo demora este tanque a encher, até transbordar?
Mas no Liceu as coisas não correram tão bem, certamente por culpa minha,
mas também, seguramente, por deficiência do professor que me coube em sorte,
que me não soube abrir o caminho e estimular o suficiente e o necessário. Neste
contexto, fui um aluno sofrível até ao 7.º ano (o actual 11.º), transitando de
ano para sempre coxo, sem alegria e a muito custo como dizia o meu pai. E, como
era previsível, nesse último ano, tive boas notas em todas as disciplinas, mas
chumbei em matemática. E foi o melhor que me podia ter acontecido. Fiquei um
ano a repetir esta matéria, mas desta vez,
com um professor a sério, digno desse nome. Este, sim, um verdadeiro
mestre a ensinar e a cativar os alunos. Era algarvio e, logo nas primeiras
aulas, o Dr. Seruca procurou avaliar a bagagem dos seus novos alunos e eu era
um deles.
— Se não souberes bem e se não te familiarizares com as bases da
matemática, que são as coisas mais simples deste mundo, nunca gostarás desta
disciplina. Pelo contrário, se aprenderes a lidar tu cá, tu lá com elas, irás
ver que a matemática é como o ar que se respira. — E continuou. – A matemática
é como uma escada que se sobe, degrau a degrau, desde o primeiro até ao mais
alto que se puder.
Na sequência desta conversa que, só por si, me predispôs a encetar uma nova
maneira de ser aluno, passei a sentir prazer nas aulas deste professor. Voltei,
por assim dizer, ao rés-do-chão da matemática e, encorajado e acompanhado por
ele, fui subindo essa escada, ao longo desse ano, até ao patamar que, em
cumprimento do programa, me era exigido. E passei no exame com uma boa nota
que, associada ás obtidas nas outras disciplinas, me dispensaram do exame de
admissão à Faculdade.
Etiquetas: GC
3 Comments:
Sr Professor, assim...sim.
Nisto, o Sr. é um "craque".
Este artigo do Professor merecia ser lido por alguns professores de Matemática
Passando a fim de conferir mais uma excelente publicação.
.
*Mulher; Flores e Borboletas, em sintonia poética (Poetizando) *
.
Votos de um dia feliz.
Enviar um comentário
<< Home