17.4.19

RESPEITO, TEMPLOS E PATRIMÓNIOS

Por Joaquim Letria
Em 2006, o Bispo de Córdoba registou a imponente e maravilhosa mesquita do Século VIII da cidade, considerada património da Humanidade, como Catedral católica de Córdoba, o que simbolicamente, custou 30 euros pagos em nome da Santa Sé. 
Agora, também o presidente Erdogan da Turquia decidiu transformar a impressionante igreja cristã de Santa Sofia, em Istambul, obra notável do século VI, na mesquita de Santa Sofia. Uma e outra eram (e ainda são) Património da Humanidade. 
Ataturk, o pai da Turquia moderna, oferecera a igreja cristã de Santa Sofia ao mundo, considerando que ela devia pertencer a todos nós e fazendo dela um museu extraordinário;  a mesquita de Córdoba, desde a tomada pelos cristãos, nunca fora considerada outra coisa senão o grande templo dos muçulmanos do império árabe que se estendia pelo sul da península. 
Conheço uma e outra, visitei-as por diversas vezes, assim como igualmente conheço bem Jerusalém, uma das minhas cidades preferidas. Junto estes dois templos fabulosos a esta cidade fantástica,   onde reside a nossa memória, pela mesma razão: nem a cidade devia ser de muçulmanos ou judeus, mas sim ser uma cidade aberta, pertença da humanidade, nem os dois templos deveriam deixar de serem de todos nós, sendo o que sempre foram. Nem uns nem outros  deviam  brincar connosco nem com estas coisas. Por uma mera questão de respeito.
Publicado no Pasquim da Vila   

Etiquetas: