7.6.05

O Céu em inglês

A sugestão de Nuno Crato

Navigating the Night Sky

GUILHERME de Almeida, professor de Física e figura destacada na astronomia amadora portuguesa, é autor de alguns dos mais bem concebidos livros de astronomia existentes entre nós. (...)

(Ver o texto completo em Comentário-1)

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O CÉU EM INGLÊS

Guilherme de Almeida, Navigating the Night Sky, Londres, Springer, 2004, 29,95 euros, 205 págs.
--
GUILHERME de Almeida, professor de Física e figura destacada na astronomia amadora portuguesa, é autor de alguns dos mais bem concebidos livros de astronomia existentes entre nós.
Em conjunto com Máximo Ferreira escreveu Introdução à Astronomia e às Observações Astronómicas (Plátano, 7ª edição, 2004).
E em colaboração com Pedro Ré publicou Observar o Céu Profundo (Plátano, 2ª edição, 2003).
A sua obra mais conhecida, contudo, talvez seja o Roteiro do Céu, que assina sozinho, e que vai já em quarta edição. Como o nome indica, trata-se de um livro que nos orienta no céu nocturno, explicando os movimentos da esfera celeste, as constelações observáveis em cada altura do ano, a maneira de as identificar e de passear os olhos pelo céu.
É um livro muito interessante e útil, tanto para novatos como para iniciados.
Para os primeiros, tem a vantagem de levar o leitor passo a passo, através de mapas claros e bem explicados, desde as estrelas mais brilhantes e fáceis de identificar até aos objectos celestes menos conhecidos, mas nem por isso menos belos.
Para os segundos, tem o mérito de incluir um manancial de informação gráfica, numérica e textual que o torna num companheiro muito útil e numa referência muito fiel. Por tudo isso, é mais que merecido que o livro de Guilherme de Almeida tenha acabado de sair traduzido em língua inglesa, numa colecção de astronomia prática e com a chancela de uma das maiores editoras técnicas e científicas do mundo: a célebre Springer.

Está o autor e está a astronomia amadora portuguesa de parabéns.

(Texto de Nuno Crato, adaptado do «Expresso»)

7 de junho de 2005 às 22:07  

Enviar um comentário

<< Home