29.7.05

Conversa para Otarios?

(Foto e arranjo de A. Leitão)

I - Lê-se no «DN»: «O Governo desvalorizou as críticas do manifesto dos economistas ao seu plano de investimentos públicos. O documento, divulgado pelo DN, foi subscrito por 13 personalidades entre as quais se contavam Silva Lopes, João Salgueiro, Augusto Mateus ou Miguel Beleza, que alertam para o potencial efeito "desastroso" de "projectos sem comprovada rendibilidade económica e social"». Pronto! Já não falta o tonto verbo desvalorizar!

II - Ontem, na sua crónica no jornal «metro», José Júdice chamava a atenção para o facto bizarro de que foi preciso vir um professor de Economia da Universidade de Nova Iorque mostrar as contas que, em Portugal (e pelos vistos), são escondidas:

«Cada português vai pagar 1500 euros só pelo custo da construção do TGV entre Lisboa e Porto e Espanha, a que se deverão juntar os restantes encargos: manutenção, operação, etc.».

É claro que o "manifesto" dos 13 economistas foi muito importante - não só por serem pessoas altamente conceituadas, como por estarem ligadas a partidos diversos, como ainda por muitos deles terem exercido funções governativas nessa área.

E o que eles dizem parece óbvio: «Pode estar tudo muito bem, podemos até concordar com tudo, mas gostaríamos que nos explicassem esses investimentos tim-tim-por-tim-tim. Será pedir muito?».

Como dizia recentemente Medina Carreira: «Estas coisas só com lápis e papel, e fazendo contas. Tudo o resto é conversa-fiada»

Ora, para conversa-fiada, não há nada como um especialista: «O governo foi eleito pelo povo português, pelo que tem todo o direito a decidir! O rumo foi traçado e agora tem de ser seguido!» - que são mais ou menos as palavras de Jorge Coelho.

Mas Sócrates, talvez por ser engenheiro, acaba de recorrer a um argumento mais científico (se não ouvisse não acreditava): «Os investimentos não se fazem segundo o Almanaque Borda d' Água!».

Finalmente, o ministro da Economia preferiu usar outros termos, dizendo que «acredita na Ota e no TGV» - levando o assunto para o âmbito da fé.

III - Como já se percebeu que não vão, tão cedo, pôr números à vista (quiçá por pensarem que os portugueses são uma tropa de ignorantes em matemática), é de prever que venham aí outros argumentos igualmente poderosos.

Sugere-se este, esmagador, para desacreditar os «13 magníficos»:

«Ora, ora! Uma vez juntaram-se 13 famosos, e sabe-se como deu mau resultado!»

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

LOL! LOL!

29 de julho de 2005 às 14:53  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Vi esta tarde que «O Independente» também traz a piada de que «13 dão mau resultado!».

É possível que apareça em mais lados pois, de facto,era demasiado previsível...

29 de julho de 2005 às 17:36  
Anonymous Anónimo said...

toda esta (desastrosa) situaçao do TGV e OTA levam-me a pensar na ligaçao de Socrates aos Illuminati e que isto nao passa duma classica situaçao; Causa, problema, Resoluçao. ou seja tenhamos fé que em 2020 a economia volta ao normal apenas deixara uns 5 milhoes na miseria pelo caminho.

29 de julho de 2005 às 17:49  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Texto de J. Pacheco Pereira afixado hoje no «Abrupto» (http://abrupto.blogspot.com),
onde há "links" para outros blogues em que é feito o mesmo apelo:

*********

MICRO-CAUSAS:
PODE O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A “BUSCA DE SOLUÇÕES” EM DETRIMENTO DA “ESPECULAÇÃO”?

No Bloguítica, no Blasfémias , no Ciberjus, no Von Freud, na Grande Loja do Queijo Limiano, também se apoia esta divulgação. A causa é micro, mas é mais que justa e não pode ser considerada "contra" o governo. Bem pelo contrário, se o fizer, e podermos perceber melhor como se formou a decisão do governo nos seus aspectos técnicos, este sai reforçado.

O Ministro da Economia, que acompanha a blogosfera, tem aqui uma oportunidade para concretizar um dos aspectos desejáveis do "plano tecnológico": uma melhor democracia, mais esclarecida, usando as possibilidades de audiência, acessibilidade e livre análise da rede.

29 de julho de 2005 às 18:42  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Curiosidade:

Recebi, há pouco, um protesto duma senhora católica contra o "cartoon" da Última Ceia!!

29 de julho de 2005 às 21:25  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Não é a 1ª pessoa sem senso-de-humor que tropeça neste blogue.
Há também quem não perceba quando se está a brincar; outros, percebem mas ofendem-se.

Mas é precisamente essa variedade de idiossincrasias que torna interessante a espécie-humana.

No entanto, reconheço que pode haver mal-entendidos, pois o termo "Sorumbático" quer dizer exactamente o oposto do que o blogue pretende ser...

29 de julho de 2005 às 21:45  
Anonymous Anónimo said...

Bem... uns ofendem-se outros...
Quando mostrei a Ceia dos "13" à "minha Senhora", que é uma Católica devotíssima, bem... ia morrendo... a rir (ela)!
Há sempre uns Patusco(a)s que não distingem uma faneca de um cabrito!

30 de julho de 2005 às 02:31  
Anonymous Anónimo said...

Pólux,
Argumentação é pouco prodigiosa, mas talvez não fosse má ideia Dan Brown conhecer "Coelhone" sempre poderia escrever sobre algo igualmente "fantastico".

30 de julho de 2005 às 10:27  
Anonymous Anónimo said...

O «Sorumbático» é referido por JPP no seu blogue «Abrupto»:

---
30.7.05 / 11:45 (JPP)

MICRO-CAUSAS:
PODE O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A “BUSCA DE SOLUÇÕES” EM DETRIMENTO DA “ESPECULAÇÃO”?

No Bloguítica, no Blasfémias, no Ciberjus, no Von Freud, na Grande Loja do Queijo Limiano, no [ai-dia], no A destreza das dúvidas, no crackdown, no ContraFactos & Argumentos, n'A Esquina do Rio, no Almocreve das Petas, no Um prego no sapato, no ...bl-g- -x-st-, no SORUMBÁTICO, no Portuense, no ABnose, e noutros que não pude recensear, também se apoia esta divulgação. Alguém informe os senhores ministros, Primeiro-ministro, da Economia e das Obras Públicas, que estes blogues são, no seu conjunto, mais lidos do que alguns jornais, e que mais cedo do que tarde, o mesmo pedido SFF chegará aos jornais, porque os movimentos na blogosfera são notícia, e porque é da mais límpida exigência democrática saber quais os fundamentos de tão importantes decisões.

30 de julho de 2005 às 12:43  

Enviar um comentário

<< Home