22.8.05

O Kursk de José Sócrates

RECENTEMENTE, quando um pequeno submarino russo esteve em dificuldades, foi feito um apelo à ajuda internacional e, quase em cima da hora-limite, a tripulação foi salva; mas, quando o drama se iniciou, todos se recordaram do desastre do Kursk, cujos marinheiros, muito possívelmente, foram vítimas da arrogância do Poder.

Lembro-me bem de, nessa altura, ter estranhado que Putin, de férias nas praias do Mar Negro, não as tenha interrompido. Claro que ele não era mergulhador (como Sócrates não é bombeiro) mas, dada a sua posição, talvez tivesse podido tomar algumas iniciativas que salvassem as vidas daqueles homens.

De qualquer forma, a sua opção de continuar em férias como se não fosse nada foi, para o mundo, um «sinal» de frieza e de insensibilidade que caiu mal.

Aliás, nessa «gestão dos sinais» facilmente os políticos-no-poder (rodeados de assessores, seguranças e yes-men que os isolam do mundo-real) são extremamente desastrados.

Eles não conseguem, pura e simplesmente, aperceber-se de como são vistos pelos outros. No nosso caso, só assim se compreende a displicência com que, ultimamente, o governo de Sócrates e ele em pessoa têm dado sucessivos tiros-nos-pés como se fosse a coisa mais natural deste mundo.

A expressão brasileira «eles não se enxergam» tem outro significado, eu sei. Mas às vezes apetece usá-la...

--

NOTA: Este texto veio também a ser publicado no blogue «ABRUPTO», em «O ABRUPTO feito pelos seus leitores».

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas é que não se enxergam mesmo!!!!!! Cegos pelo poder que julgam deter, lá porque foram eleitos por uma cambada de nabos que cairam na esparrela de os eleger, motivados pela campanha mediática (ou merdiática??) bem orquestrada e astutamente manipulada, que lhes dourou a pílula, foram idolatrados pelos media durante dois ou três meses, mas como as células cinzentas não abundam, em vez de terem aproveitado a maré para subir na onda, não, a m**** que têm feito é tanta, tanta, que agora estão-se a afogar, atolados até aos olhos nessa mesma m**** e só mesmo por inqualificavel soberba e tamanha estupidez, é que não se enxergam mesmo, nem conseguem perceber onde estão atolados e como já cheiram mal.

Lily of the Valley

22 de agosto de 2005 às 20:03  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Para mim, a melhor demonstração de que há políticos que não vivem neste mundo foi quando um ministro veio dizer que «as pessoas que têm passe-social ganham tão pouco que não pagam IRS».
(Foi quando se propôs que o passe fosse dedutível).
-
Mas eu não levei a mal.
O homem deve viver MESMO noutro mundo.

22 de agosto de 2005 às 21:06  

Enviar um comentário

<< Home