5.11.07

OPU sim, ONU não!

Por Joaquim Letria
REZA A HISTÓRIA que foi o assassínio do herdeiro do Império Austro-Húngaro que desencadeou a I Guerra Mundial, em 1914, dando início ao “século mais sangrento da Humanidade”. O atentado ocorreu no final de uma visita de Francisco Fernando a Sarajevo.
Inspirado no Alhambra de Granada, o edifício da Biblioteca de Sarajevo foi um monumento à convivência multicultural até a artilharia sérvio-bósnia o reduzir a escombros em 1982, destruindo milhares de preciosos livros e documentos que muçulmanos, sérvios ortodoxos, croatas católicos e judeus haviam conservado ao longo dos séculos. Com mais de 500 mil volumes, a Biblioteca de Sarajevo reabriu agora. Foi reconstruída e recuperada com a ajuda decisiva da Espanha. A Fundação Três Culturas do Mediterrâneo organizou ali o foro “Diálogo entre Culturas”.
Cruzamento da modernidade, Sarajevo volta a ser a perfeita anfitriã de peregrinações aos horrores dos genocídios que persistem. De grande beleza e de profundo significado histórico, Sarajevo seria a sede ideal da OPU – Organização dos Povos Unidos – que deveria suceder à corrupta ONU dos Estados e governos, presa dócil dos amesentados da política que se governam a fingir-se preocupados com a Humanidade.
«24 horas»

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger bananoide said...

Ouch!

A ONU tem servido cada vez mais para benefício de determinadas nações, em vez de servir para o bem de todas as nações, da Humanidade em geral. Se está caduca, não sei. Mas como em todos os organismos, os lobbies funcionam. Neste caso funcionam bem demais.

Um abraço

6 de novembro de 2007 às 01:06  

Enviar um comentário

<< Home