PASSEIO ALEATÓRIO
Wiki 1 – Britannica 0
Por Nuno Crato
A «ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA» foi possivelmente o maior monumento que a indústria editorial até hoje produziu. Os tempos são outros, contudo, e a Internet permitiu a construção de uma enciclopédia ainda mais gigantesca, a Wikipedia. Esta tem uma filosofia surpreendente: permite que qualquer um escreva nas suas páginas, introduza entradas e corrija outras. Tudo de forma livre ou quase completamente livre.
Há dois anos, a revista «Nature» mostrou que as entradas científicas da primeira eram apenas marginalmente mais correctas que as da segunda. Há dois anos também, reparei num erro da Britânica. Dizia esta que Pedro Nunes se tinha enganado ao afirmar, em 1550, que a curva loxodrómica ou linha de rumo, seguida por um navio que navegue por um rumo cardeal constante, traça a distância mais curta entre dois pontos (arco de círculo máximo ou ortodrómica).
Na realidade, Pedro Nunes foi o primeiro a perceber claramente a diferença entre essas duas curvas. Escreveu-o em 1537 e tratou mais completamente o tema em 1566. Escrevi para a Britânica. Outras pessoas fizeram o mesmo. O erro perdura, mesmo na «Britannica online», onde seria fácil corrigi-lo. Mas não na Wikipedia. Se isso acontecesse, como qualquer pessoa pode fazer alterações nas suas entradas, em vez de ter escrito para a enciclopédia, tê-la-ia corrigido directamente. Já o fiz, noutros casos. Milhares de pessoas fazem o mesmo diariamente. O espantoso é que com esta liberdade de escrita a Wikipedia tenha tão poucos erros.
Três investigadores de Dartmouth College, nos Estados Unidos, estudaram agora as contribuições anónimas para a Wikipedia e verificaram que estas são tão fiáveis, em média, como as dos utilizadores registados. Pode ter-se alguma confiança na liberdade.
«Expresso» de 3 de Novembro de 2007
Etiquetas: NC
1 Comments:
Tempos fantásticos para se viver, estes, em que com a partilha podemos aprender todos sem (quase) gastar dinheiro e de forma (mais ou menos) democratizada.
O saber está ao alcance de todos e todos podem contribuir com o seu pedacito de conhecimento.
Um abraço
Enviar um comentário
<< Home