13.4.08

Clicar na imagem para a ampliar
ANTUNES FERREIRA convida os leitores e amigos a comparecerem no local e hora indicados para o lançamento do seu livro «Morte na Picada».
*
As experiências da guerra colonial servem de tema para "Morte na Picada", o livro de estreia do conhecido jornalista Antunes Ferreira, que foi chefe de redacção do DN, jornal em que trabalhou durante cerca de 16 anos, tendo sido também comentador da TSF, desde a fundação dela. Partindo dos seus cinco anos de serviço militar obrigatório, dois dos quais em Angola, Antunes Ferreira deambula entre a descrição crua e a escrita ficcional, procurando captar a essência do quotidiano dos combatentes de guerra que ninguém parece compreender, e que o autor classifica simplesmente como uma "guerra civil". Mais uma edição Via Occidentalis, que chega às livrarias a 14 de Abril.
"Estas short stories são o embrião de um sonho: reuni-las em livro – e publicá-lo. Quase todas são ficção pura; duas ou três são vividas por mim, na condição do oficial miliciano que participou numa guerra que não comprou e, por isso, nunca foi a minha".
Ficcionais ou não, os enredos de Antunes Ferreira, em "Morte na Picada", parecem servir de espelho para a mente dos jovens soldados no Ultramar, evocando toda uma série de experiências díspares, que vai desde o sofrimento próprio da guerra às idiossincrasias da hierarquia militar, passando ainda pela camaradagem gerada entre homens, pretos e brancos, colocados numa mesma situação, ou ainda a comovente história de dois inimigos que, no meio do mato, se descobrem cúmplices em torno de uma boa refeição, antes de serem abatidos pelos tiros de quem rejeitava qualquer hipótese de reconciliação.
O sexo surge, a par da violência física e verbal, como um elemento-batuta de uma guerra que Joaquim Vieira, jornalista e ex-director de programas da RTP, classificou em prefácio como "uma Guerra Civil, pesem embora as diferentes tonalidades de pele". Pensar a história recente de uma forma imensamente humana, evidenciando a falta de significado latente de uma guerra que as próprias circunstâncias da História haveriam de fazer irromper, é em suma o propósito final deste "Morte na Picada", o livro de estreia em ficção de Antunes Ferreira.

Etiquetas: