HELP!
DE HÁ 2 OU 3 DIAS a esta parte, tenho vindo a receber inúmeros mails com pedidos de "remover endereço". Pelo que percebo, um vírus, existente algures, faz com que uns tantos infelizes apanhem com mails que têm o meu endereço Netcabo (e também o geral, IOL, do Sorumbático) como remetente. Parece que há mais gente afectada por esse problema, e tem até havido blogues bloqueados em consequência disso.
Alguém sabe o que se passa e, já agora, como resolver o problema? (Eu tenho o anti-vírus AVAST, actualizado).
NOTA: o cartoon, da autoria de José Abrantes, ilustra a história «A Gloriosa Staphylokokus, Lda.», cap. 10 do livro «Jeremias dá uma mãozinha» - que pode ser lido, em formato PDF, [aqui]. Trata de um drama provocado por um vírus, mas com uma 'pequena' diferença: o dessa história é falso...
Actualização (7 Out 08/14h20m): pelo menos para já, o problema desapareceu, por sinal tão subitamente quanto surgiu... Obrigado a todos!
Etiquetas: CMR
8 Comments:
Já agora:
Possivelmente, "a coisa" acaba por morrer por si.
Pelo menos o endereço sorumbatico@iol.pt, que estava a ser usado nessa actividade de envio de mails-pirata, "acalmou".
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Claro que, na medida em que o problema possa estar relacionado comigo, peço muitas desculpa às vítimas... mas não sei o que fazer - daí, aliás, o presente HELP!!
Não...o problema não é seu :)
O seu mail devia estar em bcc ou em cc, juntamente com tantos outros (o meu por exemplo), e quando alguém responde a dizer "remover" faz um reply to all, e toda a gente recebe a mensagem "Remover" :)
Eu estou a adorar.
O vírus pode estar a utilizar o seu endereço só porque o encontrou num qualquer computador infectado.
Pelo sim, pelo não, não fica assim tão caro pagar um anti-vírus a sério: http://www.kaspersky.com.pt/
José,
Durante anos tive o Panda (pago e bem pago...), mas também tive problemas, nomeadamente com Spyware que ele deixava passar.
Cheguei a ter, também, o X-Soft, pago (USD48, se bem me recordo). Com este, passou-se outra coisa: diziam-me que só se pagava 1 vez, mas ao fim de algum tempo deixaram-me pendurado, pedindo novo pagamento...
O AVAST, que agora tenho, foi-me recomendado por muita gente.
Jonas,
Pois, deve ter sido isso.
Neste momento, deixei de ter chatices (à parte ficar mal-visto pelas vítimas), pois configurei o Outook para apagar todos os mails que têm, em assunto, a palavra "remover"
Caro Medina Ribeiro,
de momento não sinto problemas como os que descreve. Senti problemas com o AVAST e mudei para o AVIRA que para já me tem satisfeito.
Ab
Confesso que há anos que tenho o Norton e nunca tive qualquer problema com vírus. Ainda assim, o anti-vírus apenas protege o computador em causa, não protege endereços, pelo que estes estão sempre sujeitos a ataques de trojans.
Uma mais provável possibilidade é não se tratar de um vírus mas sim de um "bot" (um programa desenhado para repetir uma função, a qual pode ser enviar e-mails). Os bots são feitos para "estarem" na net e lerem endereços de e-mail, os quais são depois usados como remetente para disseminação de spam ou vírus ou trojans. Quanto a isso, pouco alternativa xiste, senão a de mudar de endereço. Aliás, para um blogue como este, aconselharia a usar um e-mail da net, como o gmail ou o hotmail (ou outros) dedicado apenas e só ao blogue. O gmail é o que uso no meu blogue e nunca apanhei vírus além de 99.9% do spam ir para a pasta dedicada ao mesmo.
JSA,
Muito obrigado.
Como atrás digo, parece que o problema morre por si.
O endereço do blogue, que é um IOL, chegou a receber 90 mails de "remover" anteontem.
Depois parou. Ontem e hoje não apareceu nada!
O meu endereço Netcabo recebeu uns 30, mas hoje não recebeu nenhum...
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