COMO JÁ AQUI SE DISSE, a Gradiva oferece, para serem atribuídos aos leitores do Sorumbático, alguns livros extremamente interessantes. Este, cuja capa aqui se mostra, será enviado ao primeiro leitor que, em comentário, der a resposta certa ao problema que aqui se afixa mas - atenção! - respeitando o seguinte:
Além de incluir a respectiva justificação algébrica, o comentário deverá ser afixado a uma hora igual à que se obtém na resolução do problema. A hora válida será a que o Blogger atribuir; cada leitor poderá concorrer as vezes que quiser.
Actualização (5 Out 08): o passatempo terminou com a resposta dada às 9h36m de hoje.
Etiquetas: CMR, Passatempos
6 Comments:
Portanto, e para que não haja dúvidas:
A resposta, além de certa, deve ser acompanhada da respectiva justificação algébrica e ser afixada em comentário ao qual o Blogger atribua uma hora igual à da solução.
-
No caso de aparecerem várias respostas que satisfaçam as condições referidas e que tenham a mesma hora-minuto, o prémio será atribuído ao autor da 1.ª delas.
Fazendo a hora pretendida igual a x, temos:
x/4 + (24-x)/2 = x
5x = 48
x = 9.6
Como 0.6*60=36
a resposta é 9h36m.
Caro Paulo Silva,
Como pode ler (a vermelho, no post, e no comentário anterior), a resposta só dará direito a prémio se for afixada à hora correspondente à resposta.
Esta sua resposta tem a hora 21h01m, mas poderá afixá-la novamente amanhã às 9h36m e tentar ser o primeiro a fazê-lo.
__________
Atenção:
Neste passatempo, e ao contrário do que às vezes sucede, só há um exemplar do livro, pelo que não haverá lugar a 2.º prémio.
Bem...
Regresso aqui amanhã, a meio da manhã. A essa hora, já o impedido deve ter acordado o oficial...
Sendo x a hora de acordar:
x/4 + (24 – x)/2 = x
x + 48 – 2 x = 4 x
resolvendo, 5 x = 48
x = 9.6 horas = 9h 36m
Abraço e bom Domingo.
Luis Bonito cumpriu todas as condições exigidas:
Resultado correcto, justificação algébrica e afixação à hora da resposta (que foi o que se arranjou para tornar minimamente interessante um passatempo que, de outra forma, seria demasiado fácil).
Pede-se-lhe, pois, que contacte sorumbatico@iol.pt, nas próximas 48h, indicando morada para envio do livro.
Obrigado, também, ao leitor Paulo Silva, que também deu a resposta e a justificação correctas (embora fora da hora que daria direito ao prémio).
Enviar um comentário
<< Home