18.2.09

Com certeza um hotel!

Por Joaquim Letria
O VEREADOR FERNANDO NEGRÃO, que além de director da Judiciária também foi juiz antes de ser ministro e deputado, concorda com a entrega do Tribunal da Boa Hora para um hotel de charme.
Eu, que durante anos fui vizinho, paredes meias, do tribunal, com vista para a sala de audiências duma das suas varas, acho que qualquer coisa fica ali melhor do que aquele ninho de ratos onde durante mais dum século se fez a vida negra a muita gente.
Tirando alguns amigos meus julgados na sala do antigo Tribunal Plenário, onde juízes faziam, às escâncaras, os favores encomendados pelo poder político, só vi ali serem julgados grandes desgraçados cuja vida nunca mais se endireitou, viessem eles dos subúrbios da ditadura ou das favelas da democracia.
Não há mártires cuja memória ali deva permanecer nem figuras a venerar. Apenas sordidez, miséria humana e muita pouca-vergonha mal escondida. Por isso, também eu defendo um hotel limpo onde foi um santo convento. Para bem da baixa de Lisboa.

«24 Horas» de 18 de Fevereiro de 2009

NOTA (CMR): o autor-convidado João Paulo Guerra defende exactamente o oposto [aqui]...

Etiquetas: