6.2.09

O "chip"

SE CALHAR não vale a pena perder muito tempo a discutir a privacidade enquanto não se esclarecer a viabilidade. E há, pelo menos, os seguintes pontos que gostava de perceber (as questões seguintes referem-se essencialmente às três SCUT da Costa de Prata que, segundo Mário Lino, vão ser 100% electrónicas):
Os cidadãos da CE que nos visitam não podem ser impedidos de circular nessas estradas - até porque ajudaram a pagá-las… Ora, como também não podem ser obrigados a ter chip, como é que vai ser?
E como será a facturação? Por Multibanco, como na Via-Verde? Mas se ninguém é obrigado a tê-lo (nem sequer conta bancária!)...? Neste caso, a factura será enviada para casa, presume-se. Todos os dias? Mensalmente? Vai haver milhões de cartas, a entregar pelos funcionários dos CTT que, com demasiada frequência (e eu que o diga!) se enganam na morada? E é paga como? Nos CTT? Nas ATM? E se o freguês não pagar?
E os estrangeiros de visita a Portugal recebem a conta lá em casa?
NOTA: a primeira data prevista para isto era 31 Out 2007.

Etiquetas:

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois é.

Esta patetice não vai em frente de certeza. Não pode. É inviável.

Ab

6 de fevereiro de 2009 às 23:38  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Muitas destas coisas esbarram no seguinte:

As leis são aprovadas, mas só entram em vigor após "regulamentação". E é aí que emperram, pois é nessa fase que se diz COMO é que se faz.

Mas vamos esperar para ver.

6 de fevereiro de 2009 às 23:43  
Blogger José Fernando Magalhães said...

Boa noite,

Escrevi algo de semelhante no meu blogue....

Melhores cumprimentos

José Magalhães

7 de fevereiro de 2009 às 00:37  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

A propósito, uma questão colocada por um leitor do 'Blasfémias': «o que é que actualmente já sucede a um estrangeiro que é multado no seguimento da detecção de excesso de velocidade por um radar? Qual o procedimento seguido pelo Estado português para receber o dinheiro?»

Essa situação, decerto prevista (como?), não será semelhante à do estrangeiro que passa nas portagens sem pagar?

7 de fevereiro de 2009 às 10:32  
Blogger Luís Bonito said...

Este comentário foi removido pelo autor.

7 de fevereiro de 2009 às 10:34  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Uma achega:

A grande discussão, actualmente, está a ser feita em torno da "perda de privacidade".

No entanto, os 2 milhões que já têm Via-Verde já se deparam com esse "problema". Dir-se-á, inversamente, que só tem Via-Verde quem quer, enquanto o chip será obrigatório...

7 de fevereiro de 2009 às 10:39  
Blogger Luís Bonito said...

De certeza que vão fazer como na Áustria: os estrangeiros têm que comprar um selo, cuja validade pode variar (1 dia, 1 semana, etc.).
Mesmo na Alemanha, onde as auto-estradas não têm portagens, os veículos pesados já pagam também um imposto. Tive o cuidado de dizer "onde as auto-estradas não têm portagens" porque é diferente de dizer "são gratuitas" ou "não se pagam". Na Alemanha o imposto de circulação é mais elevado porque inclui esses custos. No entanto este ano devido às medidas por causa da crise houve uma redução significativa do imposto (no meu caso era 250 e poderá baixar para 150 euros por ano).
A questão do chip será mais uma maneira de obrigar as pessoas a gastar uns euros, e é outro "negócio da china" para alguns (governo incluído). Com tanta coisa por fazer, continuamos a inventar coisas desnecessárias ou menos importantes.

7 de fevereiro de 2009 às 10:57  
Blogger José Fernando Magalhães said...

Falhou-me o endereço do meu texto.

Caso queira ler,

http://atributos-1.blogspot.com/2009/02/o-chip.html

Melhores cumprimentos

JM

7 de fevereiro de 2009 às 10:59  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Um amigo escreveu-me a dizer que eu continuo a embirrar com o nosso primeiro-ministro.
Isso pode ser verdade, mas não é isso que está em causa neste "post" - as perguntas que coloco são perfeitamente pertinentes e ainda ninguém mas esclareceu apesar de eu as colocar (inclusivamente nesnte blogue) há mais de 2 anos.

Adianto que conheço pessoalmente o Mário Lino (fomos colegas no IST e ambos colaboradores da AE), e ainda há pouco tempo estivemos a almoçar juntos - altura em que aproveitei para me meter com ele acerca deste assunto, que não anda nem desanda...

A minha opinião sincera é que ele não nasceu para ministro.

7 de fevereiro de 2009 às 14:12  
Blogger JAM said...

Quem não concorda e deseja contestar cívicamente essa medida orwelliana pode assinar a Petição Contra a Colocação Obrigatória de Chips de Vigilância nas Matrículas dos Automóveis em http://www.ipetitions.com/petition/siev/index.html

7 de fevereiro de 2009 às 18:27  

Enviar um comentário

<< Home