7.2.09

«A TROCA»

Por António-Pedro Vasconcelos
TODA A GENTE DEVIA tirar duas horas na sua vida para ir ver o último opus de Clint Eastwood (C.E.): “A Troca”. O antigo cow-boy dos filmes de Sergio Leone tornou-se o último grande autor do cinema americano - como Almodovar é o último grande autor do lado de cá do Atlântico. Há dias, escrevi nesta coluna um artigo onde questionava o que é um mestre. É altura de discorrer sobre o que é um autor. Não há mestres que não sejam autores, mas há autores que não são mestres. C.E. pode não ser um mestre; o seu estilo não se distingue em muito do estilo de Ford, que, juntamente com Hawks, fixou os códigos do clacissismo americano, ou mesmo de Don Siegel, com quem ele aprendeu a filmar. Mas C.E. é indiscutivelmente um autor, porque tem uma obra: cada filme é uma peça num conjunto a partir do qual é possível identificar um estilo e um discurso.
(...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger Mg said...

E que seja muito bem-vindo!!!

7 de fevereiro de 2009 às 12:03  
Blogger Florêncio Cardoso said...

Também digo o mesmo:
SEJA BEM-VINDO, caro A-P V!

7 de fevereiro de 2009 às 13:10  
Blogger Cisto said...

Por que carga de água é que o CE é o único grande autor do cinema americano? Jim Jarmusch não o será também? David Lynch? Terrence Malick? Gus Van Sant? E na Europa o Michael Haneke, Lars von Trier, Werner Herzog?

7 de fevereiro de 2009 às 19:31  
Blogger António Barreto said...

Meu Caro A.P.V.,
Bem vindo ao Sorumbático! Não te dou as boas vindas do anfitrião, essas ficam a cargo do Medina Ribeiro. As minhas são de inquilino que por aqui habita há uns meses, graças a diligência e amizade do dito Blog Master. Fico contente de te ver aqui também. Além de que partilho quanto dizes sobre o Clint Eastwood, autor das minhas preferências. Vi a Troca e apenas acrescento que raramente vi como ali a crueza da violência de Estado. Sem esquecer também a saída salvadora: é também na América que existem as possibilidades de contrariar a mesma violência! O melhor e o pior!
A. Barreto

7 de fevereiro de 2009 às 19:58  
Blogger Luís Bonito said...

O Sorumbático continua a primar pela qualidade dos seus contribuidores.
É com muita satisfação que também lhe dou as boas vindas, especialmente pelo tema, sobre cinema, de que gosto especialmente , e também pelo assunto deste artigo - o actor e realizador CE, que é um dos meus favoritos.
Abraço,

7 de fevereiro de 2009 às 19:59  

Enviar um comentário

<< Home