15.10.09

E agora?!

Por Joaquim Letria

OBAMA ANDOU DE LÍNGUA NA BOCA com os seus generais. Entretanto, os generais que ganharam no Iraque, receberam a encomenda de ganhar no Afeganistão. Começaram então os problemas. O que o general McChrystal apresentou a Obama não pode ser aceite pelos democratas.

O general não tem ideias diferentes das que teve para o Iraque. Mas os democratas ganharam as eleições a falar contra elas e a exigir a humilhante retirada. Agora, a máquina partidária já iniciou a perseguição e captura de McChrystal. Desta vez, os apoiantes de Obama querem uma retirada em 5 anos, com intensos combates e quatro vezes mais soldados envolvidos.

Não há visões estratégicas. Há unicamente interesses políticos.

Obama levou os americanos a acreditarem que se podiam resolver os grandes desafios estratégicos de modo muito diferente do dos republicanos. Não pode. Não é verdade. Não há alternativa ao plano McChrystal. E agora?!

A sua análise da situação é correcta, a sua proposta de acção já mereceu o apoio militar que não houve nas últimas décadas. Os militares concordam com o que há a fazer. A maioria democrática é que não está disposta a assumir aquilo que vai contra o seu discurso. E agora?!

«24 horas» de 15 de Outubro de 2009

Etiquetas: