22.4.10

17 anos sempre a subir

Por Joaquim Letria

JOÃO GARCIA, com Rosa Mota e Carlos Lopes, formam o trio português dos melhores desportistas individuais de todos os tempos. Desde o último fim de semana, ao escalar os 8091 metros do Annapurna, João Garcia inscreveu o seu nome no selecto grupo de 10 alpinistas - de sempre e de todo o mundo - a conseguir escalar as 14 montanhas mais altas do mundo sem o recurso de oxigénio artificial.
Subir 14 picos acima dos 8 mil metros foi uma entrega de 17 anos que João Garcia completou ao chegar ao cume do Annapurna. Agora, enquanto descia para a sua base, o alpinista português que é um dos maiores do mundo de todos tempos, reflecte já acerca do que vai ser o resto da sua vida. E uma coisa garante: não vai parar!
João Garcia pensa dedicar os próximos anos a atravessar a Antártida ou dedicar o seu autodomínio e experiência às profundezas dessa nova fronteira que é o mar. Uma coisa sabem aqueles que trabalharam com ele em cada uma das suas aventuras: João Garcia não vai parar e o fascínio do nosso mundo e a excitação da natureza nos seus extremos continuará a atrair o português para novas aventuras. Pelo caminho, naturalmente que terá lugar uma reflexão para fazer o balanço duma vida única até aqui e ímpar daqui para a frente. Para grande orgulho de muitos de nós e de Portugal.
«24 horas» de 22 Abr 10

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Bartolomeu said...

uma vez que João Garcia estabeleceu, como próxima meta, ou desafio, atravessar a Antártida, suponho que a pé... é bom que se apresse, pois suspeito que aquele geláço todo que caracteriza o "continente" não vá existir durante muito mais tempo.
pode ser que me engane... o que não deixaria de ser um dos meus enganos de estimação.

22 de abril de 2010 às 12:06  
Blogger GMaciel said...

"Para grande orgulho de muitos de nós e de Portugal."

Exacto! É a grande estirpe da antiga alma lusa: pioneiros, descobridores, insanamente corajosos. No caso de João Garcia, de uma comovente e inspiradora humildade.

22 de abril de 2010 às 14:48  

Enviar um comentário

<< Home